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Confira 5 temas para ficar antenado na redação do ENEM

Exame-Nacional-do-Ensino-Médio-2014

O Exame Nacional do Ensino Médio ENEM está chegando!

Organizamos aqui algumas dicas para os alunos que irão realizar esta tão esperada avaliação. Nesta reta final, não é recomendável exagerar nos estudos, ficar sem dormir para estudar e cometer outros excessos. No entanto, não dá para abandonar os cadernos, ainda dá tempo de revisar conteúdos, focar nas disciplinas onde há mais dúvidas, fazer mais simulados e treinar a redação.

Estudo na medida certa

É indicado estudar até o último instante, é necessário manter o ritmo, mas sem excessos para não correr riscos. O estudante precisa estar no auge na época das provas, mas é preciso lembrar que se ele se esforçar demais, vai se cansar.

A leitura de jornais e revistas também é fundamental porque ajuda no repertório para produzir as dissertações e responder as questões de atualidades do Enem. A psicopedagoga Ana Cássia Maturano, blogueira do portal G1*, diz que os estudantes precisam nesta reta final “é canalizar tempo e energia para os pontos nevrálgicos (conteúdos com mais dificuldades) ou aqueles cujo peso é maior na pontuação da carreira escolhida.” “Nada de se proporem missões impossíveis, como rever todos os resumos ou coisa do tipo”, afirma.

Outra sensação muito comum nesta época, segundo Ana Cássia, é de que o aluno não sabe nada, mesmo com os feedbacks positivos dos simulados. “Para quem estudou isso é um engano. Não temos muita noção do que sabemos sobre algum assunto, mas é muito mais do que imaginamos. O conhecimento será estimulado a vir à tona diante das questões das provas.”

Alimentação

Comer bem faz parte da preparação do vestibulando. Isso significa fazer de cinco a seis refeições por dia, o que inclui café da manhã, almoço, jantar e lanches leves intercalados.Um cardápio equilibrado tem frutas, verduras e legumes e alimentos que podem fortalecer as funções do cérebro, como peixes e linhaça.

Ansiedade

Além de estudar e se alimentar bem, o estudante precisa controlar a ansiedade. A dica vale ainda para os pais, que acompanham a evolução do filho nos estudos. A psicóloga Marilda Lipp, diretora do Centro Psicológico de Controle do Stress, afirma que uma das principais formas de aliviar a tensão é fazer exercícios de respiração profunda. Para respirar profundamente, o estudante deve fechar os olhos e imaginar que o abdome é uma bexiga vazia. Depois, ele deve inspirar até encher o abdome. Quando estiver cheio, deve parar e expirar pela boca até esvaziar o abdome. Segundo a psicóloga, fazer essa respiração uma vez pela manhã, outra à tarde e outra à noite todos os dias ajuda a eliminar o excesso de ansiedade.

Confira 5 temas que podem cair da redação :

Crise Hídrica, Protestos atuais, Homofobia e Racismo, Justiçamento, Consolidação da politica no Brasil.

Boa Sorte !!!

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