Clima

Consultores dos Comitês de Bacias do Estado se reúnem em São Joaquim

epagri

Consultores do programa SC Rural e técnicos da Diretoria de Recursos Hídricos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) estiveram reunidos no Centro de Treinamento da Epagri, em São Joaquim, para avaliar as melhorias na gestão dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado. O evento analisou a evolução das atividades realizadas a partir da atuação dos consultores, as melhorias alcançadas com o apoio do SC Rural, as sugestões e os encaminhamentos para o avanço do processo de gestão.

Durante o encontro, os consultores receberam o treinamento sobre o novo Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos do Estado de Santa Catarina (Sirhesc), que entrou oficialmente no ar a partir da próxima quinta-feira, 13. Na ocasião, o analista de informática da SDS, Marcelo Vianna, falou sobre a plataforma, as ferramentas, a comunicação com as redes sociais e as novas possibilidades de interação dos sites dos 16 Comitês de Bacias de Santa Catarina.

Para César Rodolfo Seibt, coordenador da Ação Fortalecimento dos Comitês do SC Rural, o balanço das atividades do primeiro dia de encontro é bastante positivo. “O evento é fundamental para a troca de experiências entre os consultores e técnicos de recursos hídricos”, afirmou.

O consultor do Comitê da Bacia do Rio Camboriú, Fernando Assanti, falou sobre o projeto “Produtor de Água da Bacia do Rio Camboriú”, pioneiro no Estado. Lançado em março de 2013, o projeto hoje estuda a possibilidade da criação de um Fundo Municipal de Água, por iniciativa da Emasa, para garantir a sustentabilidade financeira em longo prazo.

Este projeto já tem 13 adesões efetivas de proprietários rurais e outros seis inscritos em processo de negociação. Conta com parcerias da TNC (The Nature Conservance), prefeitura de Camboriú, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Santa Catarina (Agesan), Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram/Epagri) e Agência Nacional de Águas (ANA).

Na quinta-feira, 13, foram abordadas as perspectivas para 2015, a questão da articulação e a mobilização nos comitês e a apresentação das novas ferramentas de comunicação.

Programa SC Rural

O programa SC Rural é uma iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina com financiamento do Banco Mundial, com início em 2010 e término previsto para 2016. Os objetivos são aumentar a competitividade das organizações dos agricultores familiares, fortalecer a gestão de recursos hídricos, a agricultura e a permanência das famílias na zona rural.

Informações adicionais para a imprensa:

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close