Agricultura

Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Uva e do Vinho se reúne em São Joaquim

Uvas e Vinho

Por Imprensa Agricultura

Com o objetivo de fortalecer a vitivinicultura em Santa Catarina e tratar de temas que interessem ao setor, o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (Cederural) reunirá os membros da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Uva e do Vinho em São Joaquim nesta sexta-feira (21). O encontro contará com a presença do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca e presidente do Cederural, Airton Spies, e acontecerá às 13h30 na sede da Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Joaquim.

Na pauta da reunião consta a apresentação do grupo gestor do Projeto de Modernização da Vitivinicultura (Modervits), ação que visa melhorar o padrão de qualidade da uva e as tecnologias utilizadas na produção de sucos e vinhos em Santa Catarina. O Modervits será executado pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O Programa é destinado aos três estados do sul e em Santa Catarina os municípios beneficiados serão: Pinheiro Preto, Videira, Iomerê e Rio das Antas.

Após a reunião da Câmara Setorial, acontecerá a apresentação dos resultados do projeto “Caracterização Edafoclimática das Regiões e Vinhedos de Altitude do Estado de Santa Catarina” pela Associação Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude (Acavitis), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento acontecerá às 18h e terá palestras e entrega dos relatórios edafoclimáticos dos vinhedos.

Santa Catarina é o quinto maior produtor nacional de uva, com uma produção de aproximadamente 53 mil toneladas em 2013. A maior parte da área plantada no estado concentra-se no Alto Vale do Rio do Peixe, com destaque para os municípios de Videira e Tangará, mas a maior produção de vinhos está no município de Pinheiro Preto. A produção de vinhos em Santa Catarina se concentra em vinhos comuns, porém de 2009 a 2013 houve um crescimento de 57% na produção de vinhos finos, principalmente nas regiões de altitude. No mesmo período a produção estadual de suco de uva também aumentou 89%.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close