Saúde

Palestra realizada no Posto de Saúde em São Joaquim sobre o Novembro Azul

Depois do Outubro Rosa para alertar as mulheres sobre o câncer de mama, agora estamos no Novembro Azul na luta para prevenção aos homens.
Foi realizada na terça-feira (25) uma palestra no Posto de Saúde para alertar os joaquinenses do quanto é importante os homens realizar o exame de próstata. Confira as imagens após o texto.  A  idade ideal é depois dos 45 anos ou aos 40 anos se já houver caso de câncer de próstata na família. O câncer  está com a taxa maior a cada ano! De 100 mil homens 70 estão propensos a ter o câncer. Se diagnosticado a tempo,as chances de cura são de 90%. O diagnóstico é feito pelo exame Antígeno Prostático Específico (PSA- sangue) e o de toque retal uma vez ao ano.

A doença não afeta só o paciente, como a família toda, uma vida toda! A prevenção é a melhor solução.

 

É hora de deixar o preconceito de lado. São apenas 15 segundo e que podem salvar sua vida. Médicos analisam qualquer caso e pessoa como um corpo humano, não de modo pessoal. Melhor um toque amigo ou uma doença inimiga ?

 

 

 

IMG_0992


IMG_0979


IMG_0973


IMG_0969

 

Confira abaixo um pouco sobre o câncer de próstata :

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um orgão muito pequeno tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

 
 Sintomas do câncer

Na maioria dos homens, o câncer de próstata não apresenta qualquer sintoma na fase inicial de desenvolvimento da doença. Entretanto, alguns homens podem sentir os sintomas descritos abaixo:

-Jato de urina muito fraco ou reduzido.
-Necessidade freqüente de urinar, especialmente à noite.
-A sensação de que sua bexiga não se esvaziou completamente e ainda persiste a vontade de urinar.
-Dificuldade de iniciar a passagem da urina.
-Dificuldade de interromper o ato de urinar.
-Urinar em gotas ou jatos sucessivos.
-Necessidade de fazer força para manter o jato de urina.
-Necessidade premente de correr ao banheiro – pode, inclusive, ocorrer que a urina vaze antes que chegue lá.
-Sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos);
-Problemas em conseguir ou manter a ereção;
-Sangue na urina ou no esperma (esses são casos muito raros).
Sintomas menos comuns incluem:
-Dor durante a passagem da urina.
-Dor quando ejacula.
-Dor nos testículos.

Entretanto, a ausência de sintomas não significa que não exista o problema. Assim como, igualmente, a existência dos mesmos não indica que o homem esteja com câncer. Convém relembrar que os sintomas descritos podem também ser causados pela HPB ou pela prostatite. Somente o médico Urologista pode determinar o diagnóstico correto.

Related Articles

2 thoughts on “Palestra realizada no Posto de Saúde em São Joaquim sobre o Novembro Azul”

  1. Parabéns a Secretaria Municipal de Saúde, pela iniciativa pois e na prevenção que esta o remédio…Parabéns a Secretaria Francine Mattos, que vem revolucionando a saúde do município, sempre atuante e pronta para ajudar a população.

  2. Parabéns pela matéria, é de grande valia na prevenção ao câncer de próstata.E a ação da secretaria de saúde foi um sucesso,pois o foco principal é prevenção e promoção de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close