Variedades

Mulher serve de inspiração para quem deseja envelhecer com saúde

Tabata Mertz | Conversion para a Agência de Notícias São Joaquim

Ernestie

Ernestine Shepherd, de 77 anos, tem um corpo que deixa qualquer um boquiaberto

Apesar de estarmos em um momento de valorização do estilo de vida saudável, uma parte da nossa sociedade ainda pensa que o envelhecimento pede o fim dos exercícios. No entanto, Ernestine Shepherd, a fisiculturista mais velha do mundo, é a prova contrária dessa teoria.

A história emocionante e motivadora da americana que está no Livro dos Recordes começou há cerca de 11 anos atrás, quando Shepherd, que na ocasião não fazia ginástica há um certo tempo e tinha uma vida sedentária, voltou a se interessar pela prática e retomou o exercício físico.

 

A fisiculturista se tornou adepta de um estilo de vida mais saudável em 1992, junto com sua irmã, Velvet, após se cansarem do corpo fatigado e com dores. Elas, então, se inscreveram em uma academia e começaram a levantar peso, o que gerou mudanças notórias em pouquíssimo tempo. Velvet veio a falecer no mesmo ano com um aneurisma e, deprimida, Ernestine passou a sofrer de ansiedade e hipertensão.

 

Um amigo e, na época, treinador, não deixou Ernestine desistir e a apoiou, fazendo com que ela chegasse onde está atualmente: uma personal trainer que dá aula de fitness para idosos de uma comunidade cristã de Baltimore, EUA, e está no Guiness de 2010 como a Fisiculturista Feminina em Atividade Mais Velha do Mundo. O lema da batalhadora Ernestine é “Dedicação, Determinação e Disciplina”.

 

Como envelhecer e manter a saúde

 

Ernestine é a prova viva de que é possível envelhecer mantendo a longevidade e sem perder a disposição. Seguir os passos da americana torna a vida mais leve e gostosa e é muito mais simples que imaginamos. Praticar uma atividade física, seguir uma alimentação balanceada, beber bastante água, dormir o suficiente e viver de bem com a vida são ótimos conselhos para envelhecer com saúde.

 

Pesquisas recentes mostram que o uso de suplementos pode melhorar a qualidade de vida do idoso. Aliada ao exercício físico, a creatina, que também pode ser encontrada em suplementos, ajuda a lidar melhor com o envelhecimento. De acordo com um estudo feito pela Universidade de São Paulo com 60 mulheres idosas, entre 62 e 79 anos, o nutriente pode servir como suplemento nutricional para aumentar a força e a massa muscular, sendo assim ideal para idosos. No entanto, antes de começar a tomar a substância, é preciso sempre consultar um médico ou nutricionista para saber como ela irá agir no seu corpo.

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