Lages

Prefeito de Lages Elizeu Mattos é preso e acusado de esquema de corrupção na SEMASA

Com Informações de Milton Barão Direto de Lages

No final da tarde de quinta-feira (04), o Promotor de Justiça Joel Furtado Junior foi até a Prefeitura de Lages, para cumprir a determinação de prisão preventiva.

GAECO na Semasa, nesta sexta-feira

Foi informado pelo Procurador do Município, Fabrício Raicherdt de que o prefeito Elizeu Matos estava na capital do Estado. O procurador repassou telefones de contato do prefeito.

GaecoSS

Afastamentos

Na manhã desta sexta-feira (05), novamente o GAECO esteve na Prefeitura, desta vez para apreensão de documentos e notificar os servidores de afastamento dos cargos:

– Fabrício Raicherdt (Procurador)

– Katia Hilmann (Diretora Licitações)

– Jaison (Diretor Semasa)

GAECO (1)

Prisão do prefeito

Também na manhã desta sexta-feira a Polícia Federal estava em dois locais, na residência do prefeito e no prédio da prefeitura para fazer cumprir o mandado de prisão preventiva contra Elizeu Matos.

O prefeito se apresentou diretamente ao GAECO da Capital do Estado e está sendo conduzido para Lages, onde deve chegar por volta do meio dia.

GAECO (2)

O repórter Jota Damasceno esteve acompanhando os fatos , tanto na prefeitura como no GAECO, onde relatou que as informações oficiais só serão dadas pelo Ministério Público Estadual, através do Procurador de Justiça e do Desembargador Ernane Guetten de Almeida.

 

Fotos: Jotta Damasceno/Vantuir Rech


 

repórter Jota Damasceno (Radio Guri), confirmou junto ao GAECO de Lages que foram afastados de seus cargos os comissionados:

– Fabrício Raicherdt (Procurador do Município)

– Kátia Hilmann (Diretora de Licitações)

– Jaison Luiz Mendes (Oficial Gabinete Semasa)

prisao elizeu3

Prisão preventiva por 180 dias

A situação mais delicada é a do prefeito Elizeu Matos, que está ainda está no prédio do Tribunal de Justiça (10h). Em seguida será conduzido para Lages com escolta da Polícia, já que foi emitida a sua prisão preventiva pelo prazo de 180 dias.

prisao elizeu4

Chega num carro descaracterizado, vai para o GAECO onde assina um termo e depois será levado ao 6º BPM, onde fica em sala especial.

Toni Duarte

Assume nesse caso o cargo de prefeito o vice Toni Duarte.

prisao elizeu2


 

Vice Toni chamado no Gaeco e apresentação dos citados

O vice-prefeito Toni Duarte promoveu uma reunião emergencial com o colegiado na manhã desta sexta-feira, que durou até por volta de 11h30min. Em seguida atendeu chamado do delegado do Gaeco e se dirigiu até o órgão, para saber dos motivos da solicitação de sua presença.

Apresentação no Gaeco

Os citados e afastados de seus cargos, devem se apresentar no Gaeco na tarde desta sexta-feira (05), às 14 horas:

Volnei Constante

Fabiano Henrique

Katia Hilmann

Fabrício Raicherdt

Jaison Mendes

A investigação aponta possíveis fraudes e desvios de dinheiro entre Semasa e prefeitura


Canga Blog publica matéria sobre Operação Águas Limpas.

Header Blog do Canga 2012 1

A vida política do prefeito de Lages está por um fio. O inquérito instruido pelo GAECO e encaminhado ao Tribunal de Justiça é farto em provas e indícios do envolvimento do prefeito Elizeu Mattos do PMDB no esquema de corrupção
O envolvimento do prefeito Elizeu Mattos no esquema de corrupção entre a empresa pública Semasa e a Viaplan está cada vez mais claro.
   Mesmo negando sua participação no esquema criminoso, e acusando o seu motorista – preso em flagrante com uma sacola cheia de dinheiro – de agir por conta própria, o prefeito não consegue fazer frente ao que mostra a análise do inquérito do Grupo de Atuação Especial de Combate a Organizações Criminosas, que através de meses de investigações e escutas telefônicas, comprova a participação de Elizeu Mattos no esquema criminosos.
Festival de dinheiro
   Segundo o GAECO, o esquema acertado entre os criminosos era de 10% do valor de cada fatura paga pela prefeitura à empresa Viaplan.
  Chega a ser hilária a ansiedade do grupo do prefeito às vésperas de cada pagamento de fatura. Tudo issso registrado em escutas telefônicas. Os pagamentos, que aconteciam mensalmente, eram engendrados com uma logística estremamente complicada. Malas e malas de dinheiro viajaram “por toda Santa Catarina” neste perído do bonança e alegria da quadrilha.
   Embora a logística chegasse à sofisticação de um salto triplo carpado, na prática era de um amadorismo atroz. O roteiro a ser seguido pelos atores do roubo era detalhadamente acertado via telefone. De um lado o “capo” do prefeito Elizeu, Toninho, do outro lado da linha os empresários da Viaplan e na escuta a polícia. Falavam em local, hora e valores. Em relação ao dinheiro usavam metáforas primárias tipo -Está faltando seis mil folhas no projeto. Agindo desta forma amadora acreditavam que poderiam enganar algum boi na linha.
    Mal sabiam que estavam sendo seguidos, fotografados e gravados dioturnamente por meses. A polícia muitas vezes chegava antes nos locais previamente combinado pelo quadrilheiros. Os locais de encontro e baldeação do dinheiro eram quase sempre os mesmos: casa do Toninho, apart Hotel, onde houve o flagrante e pátio da pizzaria Muzzarella.
Reunião com o “chefe” 
Mais adiante, nas conversas entre os meliantes, aparece a figura do “chefe”. Arnaldo, o empresário dono da Viaplan, tenta acerta com Toninho um encontro com o “chefe”, que segundo o GAECO, seria o prefeito Elizeu Mattos
   A medida que avançava a investigação o nome de Elizeu Mattos aparecia com mais frequência até chegar o momento da constatação de que ele seria mesmo o “Chefe” – como falavam os empresários no telefone – do esquema criminoso.
Nepotismo
   ”O Elizeu está tendo problemas também em casa. Pois ficaram de contratar o sobrinho do Elizeu com um salário e contrataram por menos…”

 

Related Articles

11 thoughts on “Prefeito de Lages Elizeu Mattos é preso e acusado de esquema de corrupção na SEMASA”

  1. Há poucos dias, quando me encontrava numa fila do CAIXA de um determinado supermercado, entre outras colocações, ouvi o seguinte comentário sobre certas investigações daqui de Lages, respondeu um certo interlocutor: “…amigo, considere uma panela sem tampa cheia de caranguejos, se você puxar o primeiro verá que virão vários outros caranguejos agarrados na perna do anterior…”

  2. É, se houvesse uma investigação anticorrupção desde a CONSTITUIÇÃO DA SEMASA, mais corruptos estariam enrolados e arrolados. E a Câmara Municipal de Vereadores de Lages, como fica? ela tem a competência de fiscalizar os atos praticados, além dela mesma, mais o Executivo Municipal, é o legislativo fiscalizando o executivo, constitucionalmente falando. E a Festa do Pinhão como fica? Num determinado ano deu lucro e sobrou dinheiro para asfaltar uma determinada avenida e, depois, só prejuízo e usando o DINHEIRO DA SAÚDE, e o LEGISLATIVO TUDO APROVA. E a transparência como fica?

  3. É, se houvesse uma investigação anticorrupção desde a CONSTITUIÇÃO DA SEMASA, mais corruptos estariam enrolados e arrolados. E a Câmara Municipal de Vereadores de Lages, como fica? ela tem a competência de fiscalizar os atos praticados, além dela mesma, mais o Executivo Municipal, ´e legislativo fiscalizando o executivo, constitucionalmente falando. E a Festa do Pinhão como fica? Num determinado ano deu lucro e sobrou dinheiro para asfaltar uma determinada avenida e, depois, só prejuízo e usando o DINHEIRO DA SAÚDE, E T

  4. Parabéns Prefeito, é de dar inveja aos nossos de São Quincas.
    Ele sempre ligava para as empresas para encher o saco (de dinheiro), este é o seu modo de ser, em entrevista a RBS. Cade seus companheiros ?

  5. Devemos lembrar que Elizeu Matos era o Lider do Governado Raimundo Colombo, braço direito do Governado, lembramos que quem criou a Semasa Foi Raimundo Colombo, então prefeito de Lages , tem muito coisa escondida em baixo do tapete?

  6. Com a palavra a pelegada de São Joaquim que tanto apoiou Elizeu na sua campanha pra deputado, ovacionando-o como um santo..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close