Destaque

Chuva de granizo provoca destruição em pomares da localidade de Luizinho em São Joaquim

Chuva de Granizo - Luizinho (1)

Nem mesmo as telas antigranizo suportaram o impacto e o peso…

Uma forte tempestade de granizo atingiu a região leste e sudeste do município de São Joaquim provocando um grande rastro de destruição nas lavouras e pomares de maçã.

telas antigranizo foram insuficientes... Não ficou nenhuma macieira intacta embaixo dessas telas macieira
telas antigranizo foram insuficientes… Não ficou nenhuma macieira intacta embaixo dessas telas macieira

Eram por volta dás 16h30min desta última segunda-feira (08) quando uma avantajada tempestade se deslocou do Estado do Rio Grande do Sul e ganhou forças ao chegar na Serra Catarinense se transformando em uma tempestade de granizo. As temerárias nuvens escurecidas com tons azuis trouxeram o que os agricultores menos esperavam, ou seja a danosa chuva de granizo atingindo as localidades de Despraiado e Luizinho.

A localidade do Luizinho é a maior produtora de maçã do município de São Joaquim, por isso a grande preocupação com as áreas afetadas.

Segundo os produtores a tempestade adentrou em forma de redemoinho e as telas de proteção antigranizo não suportaram o impacto e o peso das pedras de gelo fazendo com que a produção de maçã para a safra 2015 fossem atingidas em cheio.

Segundo o produtor Valdinei da Silva Selane da localidade do Luizinho (próximo a sublocalidade da “Seis”) teve toda sua produção de 3ha afetada e até mesmo as que estavam embaixo da tela. Conforme mostram as imagens.

 

Maçã foi atingida em cheio pelo granizo mesmo embaixo das telas...
Maçã foi atingida em cheio pelo granizo mesmo embaixo das telas…

Eu estava no pomar na hora da chuva então corri e me abriguei em uma casinha (ainda dentro do pomar), a chuva desceu por trás de um morro e impactou fortemente no pomar. Tentei abrir a porta, mas o vento empurrou de volta, o próprio vento não deixava eu sair para fora. As telas começaram a arrebentar, outras a baixar. O elástico da tela trabalhou bastante, senão seriam arrancadas com postes e tudo Achei que iria acabar o mundo. Declarou Valdinei.

Radar Morro da Igreja
Radar do Morro da Igreja captou a incidência de chuva de granizo na área vermelha no centro da imagem entre São José dos Ausentes no RS e São Joaquim (Luizinho e Despraiado) em SC

De acordo com o Climaterra a temperatura neste momento baixou de 28° para 18° em apenas uma hora. Além disso os modelos do radar do Morro da Igreja indicavam uma forte precipitação no local.  A previsão do tempo ainda indica novas ocorrências de granizo para esta semana.

 

 

Veja as imagens:Chuva de Granizo - Luizinho (2) Chuva de Granizo - Luizinho (3) Chuva de Granizo - Luizinho (5) Chuva de Granizo - Luizinho (7) Chuva de Granizo - Luizinho (8) Chuva de Granizo - Luizinho (9) Chuva de Granizo - Luizinho (10) Chuva de Granizo - Luizinho (11) Chuva de Granizo - Luizinho (12) Chuva de Granizo - Luizinho (13) Chuva de Granizo - Luizinho (14) Chuva de Granizo - Luizinho (15)

 

 

Related Articles

3 thoughts on “Chuva de granizo provoca destruição em pomares da localidade de Luizinho em São Joaquim”

  1. E JONATAS REALMENTE E VERDADE NOS DIAS DE HOJE SO NOS RESTA SE PEGAR COM DEUS. NAO TEM FOQUETE MUITO MENOS TELA QUE REZOLVA VEJAM O QUE ACONTECEU EM LAGES

  2. luizinho comemora o FESTICOL e agora vai comemorar o que festas, mundanas porque nao agradecem a DEUS FAZENDO UM DIA DE LOUVOR E AGRADECIMENTOS PELA COLHEITAS. OLHA ELE DA ELE TIRA. fica ai a dica e reflitam o pior estar por vim…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close