Saúde

Antiga lavanderia do Hospital Sagrado Coração de Jesus se aposenta com 42 anos de uso dando lugar para equipamentos de última geração

inauguracao_lavanderia (12)

Texto Nina Velho SDR São Joaquim

Hospital de São Joaquim inaugura nova lavanderia com apoio da Fundação Nova Vida

 

Secadora Industrial RotativaO Hospital de Caridade Coração de Jesus de São Joaquim inaugurou, nesta quinta-feira, 11, sua nova lavanderia. Os equipamentos, no valor total de R$ 74,8 mil, foram repassados pela Fundação Nova Vida, por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e parceiros. “A lavanderia hospitalar é um dos principais serviços de apoio ao atendimento dospacientes. Um bom sistema de processamento da roupa é fator de redução das infecções e impactos ambientais”, enfatizou a secretária Regional, Solange Scortegagna Pagani, que destacou também a importância das parcerias, sensibilização e união de forças para concretizar a ação, resultado de uma das mais expressivas doações da Fundação em Santa Catarina.

 

Secadora Industrial ExtratoraA nova lavanderia é composta por uma passadeira calandra, uma secadora extratora, uma secadora industrial rotativa e uma máquina de lavar com capacidade para 50 kg. Para oferecer espaço adequado para abrigar os equipamentos, a administração do hospital buscou parceiros para viabilizar a adequação de espaço existente de 203m², com custo que ultrapassou R$ 60 mil. “Os hospitais, em especial os filantrópicos, como é o caso de São Joaquim, precisam deste tipo de colaboração para a manutenção dos serviços”, afirmou o presidente da Fundação, Joaquim Coelho Lemos.

 

Passadeira CalandraA superintendente do hospital, Agna Mara Schlesting, agradeceu o apoio e as doações afirmando que com mais de 42 anos, a antiga lavanderia estava em estado precário, sem mais condições de uso. “O corpo administrativo, clínico e demais funcionários do Hospital estão imensamente gratos a todos os que colaboraram nesta grande conquista”, destacou Agna. O presidente da Associação Bento Cavalheiro, entidade mantenedora do Hospital, Rides Campos Ferreira, também expressou sua gratidão aos apoiadores, destacando que com o maquinário, mais moderno, além de atender efetivamente a demanda da lavanderia, irá oferecer melhores condições de trabalho aos funcionários. Na ocasião, a Fundação Nova Vida repassou ainda um fogão e um forno industrial para a Casa de Francisco, que com apoio de voluntários e doações, há nove anos atua em São Joaquim. Atualmente, a entidade atende em torno de 60 crianças carentes todos os sábados, oferecendo aulas de reforço escolar, almoço e atividades recreativas e de lazer.

 

Forno e Fogão - Casa de Francisco
Forno e Fogão doados para a Casa de Francisco pela Fundação Nova Vida

A Fundação Nova Vida, instituição pública de direito privado e sem fins lucrativos, com sede em Florianópolis, é mantida com o apoio do Governo do Estado para desenvolver ações e programas de atendimento social. O objetivo é apoiar projetos direcionados ao amparo dos catarinenses, em parceria com as SDRs e os municípios.

Imagens: Dionata Costa

 

 

Veja mais imagens da inauguração:

Related Articles

1 thought on “Antiga lavanderia do Hospital Sagrado Coração de Jesus se aposenta com 42 anos de uso dando lugar para equipamentos de última geração”

  1. Isso é ótimo,pra nossa saúde,tomara que venham muito mais recursos para o nosso querido hospital.Que Deus abençoe à todos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close