Variedades

Veja como é benéfico calibrar os pneus

 Por Aline Matos

 

5 benefícios de calibrar os pneus

Durante os preparativos para a viagem de fim de ano é fundamental fazer a manutenção do carro para tornar o passeio seguro e evitar dores de cabeça. Embora muitas pessoas acreditem que seja suficiente apenas completar o óleo e a água do motor, há outros detalhes com que se preocupar. A calibragem, especificamente, é de extrema importância para ter uma boa direção, principalmente nas estradas. Saiba os motivos:

Segurança

Manter os pneus calibrados fará com que eles tenham mais estabilidade na rodagem e,consequentemente, oferecerá mais segurança ao condutor e aos passageiros.

Direção leve

Andar de bicicleta com os pneus murchos exige uma força extra, certo? O mesmo acontece com o carro. Quando os pneus estão com a calibragem adequada, o peso do veículo fica melhor distribuído e isso dá a sensação de “direção leve”.

Estabilidade nas curvas

Somente os carros com os pneus devidamente calibrados poderão seguir os comandos do condutor, isto é, ter estabilidade no percurso. E como a maior parte das rodovias é composta por curvas, é importante se atentar a isso para dirigir bem e com cautela.

Economia de combustível

Ao andar com os pneus descalibrados, você não está apenas prejudicando a estabilidade do veículo, mas desgastando a parte motora, pois exigirá dela mais força para rodar e, portanto, maior consumo de combustível.

Maior durabilidade dos pneus

Circular com a pressão dos pneus abaixo do ideal pode diminuir a vida útil dele em até 30%, além de trazer riscos à resistência do carro. Por isso, mantenha sempre em dia a calibragem dos seus pneus, visto que a médio prazo isso fará a diferença. É importante também se atentar à calibragem que está no manual de fabricação do carro. Além disso, é imprescindível encher os pneus somente quando estiverem frios, pois assim haverá um melhor resultado. Com cuidados simples e necessários, você garantirá que ocorra tudo bem durante a viagem dos seus sonhos!

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close