Festa

Festa Nacional da Maçã 2015 começa a ser planejada em São Joaquim

festa_da_maca_portal-de-entrada

Prefeitura discutirá a viabilidade para a execução da 20ª Festa Nacional da Maçã.

 

As últimas edições reuniram público considerável
As últimas edições trouxeram grande público

Secretários, Diretores, membros da Prefeitura de São Joaquim e membros do Diretório do PMDB se reuniram nas instalações do Parque de exposições da Maçã na tarde desta última terça-feira (06) no objetivo de debater a viabilidade da execução da Festa da Maçã já em 2015.

O Prefeito Humberto Brighenti, que estava em uma reunião em Urubici não chegou a tempo e a decisão ficou transferida para esta quarta-feira (07).

Segundo consta, a prefeitura tem, através do Governo Federal, um recurso no valor aproximado de R$300,000 que seria no entanto enviado através do Ministério da Agricultura para a reforma do Parque.

O objetivo deste recurso seria, no entanto, reformar o pavilhão de alimentação (onde hoje é um depósito de implementos agrícolas da Secretaria da Agricultura) e efetuar mais algumas restaurações no Parque.

Mesmo R$ 300.000, praticamente na boca do caixa, muitos Secretários consideram o recurso muito baixo para uma eventual reforma, além do curto prazo para a execução da tarefa de organizar uma Festa da Maçã que acontece após o término da Colheita em Abril.

Ex-Rainhas-Festa-da-Maçã
“Concurso” para a escolha das Soberanas serão um dos critérios da Festa da Maçã

Com o Parque e o centro de Eventos desgastado pela intempérie do tempo, problemas de infra-estrutura e vandalismo a solução mais cogitada seria de fazer uma Festa itinerante com atrações em muitos lugares como a pracinha do Banco do Brasil, concha acústica, restaurantes, hotéis, pontos turísticos e etc.

Outro problema a ser enfrentado é a falta de recursos do município. A solução seria buscar recursos em Brasília e no Governo do Estado, porém isto implicaria na lucratividade do pleito, uma vez que a lei impede que se (neste caso) seja cobrado ingressos para a Festa.

O PMDB foi muito criticado no mandato de João Pagani que passou os 04 anos sem fazer a Festa da Maçã.  A Festa foi resgatada por Newton Stélio Fontanella em 2001 e foi novamente cessada justamente no mandato de outro peemedebista Humberto Brighenti.

Porém o Prefeito Humberto quer limpar essa ideologia de que o PMDB é incapaz de fazer uma Festa Nacional, mas as condições em que a cidade se encontra financeiramente, estruturalmente e criminalmente parecem ser desfavoráveis.

Enfim a palavra final será dada ainda nesta quarta-feira se a Festa da Maçã 2015 será ou não executada. Porque pelos planos da Prefeitura ela será feita em 2015 ou 2016. Resta somente a decisão final…

Related Articles

25 thoughts on “Festa Nacional da Maçã 2015 começa a ser planejada em São Joaquim”

  1. estava planejando conhecer essa cidade,,,depois de tudo que li aqui,,,,,,DESISTI….vou ficar pelas serras aqui do ES mesmo estado que moro q pelo visto ou melhor lido nos posts aqui ta bem melhor em relação ao turismo…….

  2. Bem a muito tempo que São Joaquim deixou de ser turística, morei 5 anos na cidade, e nesse tempo me entristece falar só vi a cidade ficar cada vez mais abandonada. Hoje qdo volto a passeio a cidade faz pensar como se tivesse parado no tempo. Uma tristeza , lamentável ver os poderes públicos só visando o próprio bolso.

  3. Acho que deveriam consultar a população sobre essa possibilidade. Nada de decidir isso no aconchego do escritório, mas com a população dizendo se quer ou não. Penso, como a maior parte dos comentários que li, faz-se mister investir em segurança pública, saúde, usar produtos de qualidade nas construções… É preciso arrumar a casa primeiro, e só depois chamar o pessoal pra festa…

  4. A cidade de São Joaquim – Deveria estar ILUTADA – com a morte deste rapaz.. um crime bárbaro!
    Os poderes públicos em completo descaso em relação a situação… se não fosse a população pedir socorro… ninguém se pronunciaria…?! Um município tão pequeno… com grandes problemas…

    Agradeço os bons comentários a minha cidade, pois o nosso poder público se preocupa com o bem estar, da nossa pequena população.

    E podem ter certeza, é visível, não é uma festa que o povo de São Joaquim
    esta precisando, e sim de SEGURANÇA, SAÚDE, CUIDADOS COM A CIDADE EM TODOS OS SENTIDOS(calçadas, estradas, ruas sem buracos, iluminação..etc..). Ai sim – a Festa -literalmente será uma consequência natural.

  5. E senhor prefeito já ke esta planejando festa ,,, faz o seguinte pega este dinheiro ke o governo manda e oke tem em caixa e investe e m saúde….akele posto não seker uma dipirona,, e uma vergonha… E outra para fazer una festa desta o senhor vai paga uma grana para o pessoal da segurança ke e de fora com certeza pois nunca foi contratada segurança da cidade, parece ke ninguém sabe ke tem gente kualificada aki,,,, então PK não pegar esta grana e investir em segurança sim mas pegar e botar todos trabalhar junto com a polícia na rua, keria ver se não dava jeito rapidinho nesta vagabundagem. Pensem comigo e só gente de fora ke vem trabalhar ali na festa….p VC colocar um ponto d venda la e uma careza dos diabos. Então vamos botar a boca no trombone mesmo.faça a festa mas mais pekena, com comercio daki, música daki, seguranças daki ,e com um abjetivo …reselver os problemas daki da nossa cidade. Prestar conta certinho…. Ki tal em senhores organizadores. Fila dika

  6. isso é brincadeira, fazer festa pra que fiquei com vergonha semana do natal,passando pela estrada do luizinho. aquilo é calamidade caso de policia e os vereadores? pelo amor de deus tomém providencia.

  7. Sou joaquinense de coração, moro e trabalho em Lages; no final de ano pego ferias e vou passear ai, so que a decepção e tenta que vergonhoso para uma cidade turística como e São Joaquim chegar ai e ver o abandono que esta, feia, suja, calçadas e ruas intransitáveis, olha tipo deserto!! Que imagem o turista leva para casa!!! Comentário e negativismo do povo que vive ai, que ta na hora de ir embora; pra que festa? So para mostrar que o PMDB pode fazer !!! Mostre seu poder com obras de 1* qualidade, não com material de terceira, como estão colocando nas ruas.. Vi comentários ” graças a deus a sinaleira do banco do Brasil ta funcionando.. Vi o relógio da BB parado sem hora e temperatura !!! Fui ate a praça da matriz que tinham reformado, vergonha mal feito o lago parece serviço de criança !!!! E outros bichos mais !!! Então ao invés de fazer festa para se aparecer, vao em busca de recursos para obras, atendam o pessoal do interior também que não tem cascalho e tubulação para escoamento de aguas em suas propriedades, são pequenas ações que levam um povo a se orgulhar em que votou. Lembro que quando em campanha prefeito e um vereador eleito tiveram no interior onde moramos e foi falado com os dois destas pequenas ações e prometeram empenho casos eleitos e foram, so que nada ate agora!!! Mas são políticos fazer o que!!! Povo joaquinense e vereadores que se dizem representante do povo, deixe a festa para 2016.. 2015 vamos refazer a nossa cidade de condição de deserto, cidade sem dono para uma cidade linda e acolhedora, para que mora ai e visita se orgulhe do que viram.,;!?

  8. Cidade turística?Desde quando essa cidade é turística?A cidade turística é Gramado, Canela no rio grande do sul!Uma cidade que á mídia fala tanto no inverno, chegam os turistas não tem nem onde comer,onde dormir,as 22:00 da noite tudo fechado, e se conseguir achar alguma coisa pra comer é tudo uma porcaria.Com certeza o povo se decepciona quando chega na cidade.Se vocês pegarem e voltarem 15 anos atrás as coisas estão pior que antes.Cidades como Urubici, Urupema estão muito a frente, realmente lamentável deixarem a cidade virar um faroeste.Isso não é culpa só dos governantes mas também do povo que mora ai, se acomodam e deixam como está.A cidade tem potencial, uma das principais produtora de maçã do Brasil, esta sendo bem vista no cenário de vinhos com ótimas vinícolas, tem pecuária entre outras atividades, quem não muda a mentalidade é o povo mesmo. Sempre vai ser assim, prefere andar de pickup de 130 mil mas devendo tudo no banco, o importante é mostrar pro vizinho que você comprou, um quer ser maior que o outro:Tipico de cidade pequena.
    ACORDA POVO façam como outras cidades modelos de turismo, antes que vocês saiam do mapa e virem distrito de URUBICI

  9. O psiu prefeito acorda meu primeiro tem que arrumar o parque pois tem esgoto a ceu aberto não tem banheiro q preste fiação elétrica expostas não sei como ainda não morreu alguém eletrocutado nas festas q aconteceram lá a cede dos técnicos agrícolas e dos jipeiros ta caindo tudo chove mais la dentro do q fora com tudo isso ainda vem falar em festa haaaa vão cria vergonha na cara tinha q ser coisa do PMDB mesmo.

  10. Chega a ser comica pra nao dizer lamentavel a situaçao de sao joaquim, o povo sem segurança, sem medicamentos nos postos de saude, sem um atendimento descente no hospital e ainda pensam em fazer festa???? Sao joaquim tem que evoluir muito….

  11. Queria eu saber se esse povo não conheçe as leis quando falam que tem que pegar esse recurso e colocar na saude ou na segurança???
    Não se pode pegar uma verba de um setor e usar para outro minha gente.
    O que tem que se fazer e brigar por verba na saude e na segurança.
    O que acho e que tem que fazer uma geral na cidade, pra depois fazer festa, sou a favor da festa desde que os turistas possam chegar na cidade o que hoje ta meio dificil neh.
    Mas se puder pegar essa verba e reformar o parque que faça, pois o pouco que a cidade tem ta se acabando.
    São Joaquim a cidade do já teve…

  12. Essa e boa festa para que se o único publico q anda freqüentando festa são esses marginais q vão para festa tomam todas e usam drogas a todo direito ,o poder publico devia dar uma olhada para o esporte incentivar projetos e programas esportivos e sociais para nossas crianças e adolescentes se ocupem em vez de saírem matando inocentes a todo direito .Vamos acordar gente antes q seja tarde demais!!!

  13. Vamos fazer mais um protesto contra a festa. E ve c criam vergonha na cara em lugar de festa usem a verba pra endereitar o q ta errado.. C tiver festa morte mas umas dez pessoas pela mãos de marginais.pronto falei

  14. A cidade em estado de caos em todos os sentidos e o Pmdb planejando festa da maçã! é típico deste partido, vão acabar fazendo a festa apenas para dizer que o pmdb também faz festa. Quem acaba perdendo mais ainda com isso tudo é o povo, pois dinheiro pra deixar a cidade no mínimo habitável, não tem!

  15. Festa ? Pra que ? Nas circunstâncias que nossa cidade se encontra.A merce de bandidos,iluminação pública precária, ruas cada vez pior e sem contar que a falta de segurança está péssima.
    Então mais uma vez Festa para quê?

  16. Concordo co as palavras do paulo em genero, numero e grau!!
    festa pra que? as ruas e calçadas destruidas o que os turistas vão pensar qdo chegarem pra festa??

  17. É, estão bem certinhos… o povo pedindo segurança, limpeza na cidade que está um lixo, organização, estradas e a prefeitura pensando em fazer festa…é o cúmulo do cúmulo…pão com manteiga e circo para o povo…

  18. tem que planejar remedio no posto de saude mais policiais nas ruas principalmemte anoite fasendo rondas blitis em todos os locais da cidade para obem de toda apopulaçao joaquinemse nao faser festa da maça com acidade toda arebemtada ecrivada no vagabundotirando vidas de pessoas que trabalham

  19. Ah sim temos todos os motivos para fazer festa claro………..não entendo se isso sempre deu prejuízo e desvio de verbas o que tanto querem com festa?? Não esqueçam que teve e tem prefeito fazendo curso de canário por estas e outras. E não venham com essa de cidade turística ou que o povo merece por que isso é papo furado; o que o povo merece é saúde, educação, segurança e as mínimas condições para se viver numa cidade como São Joaquim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close