Maçã

Santa Catarina é um dos maiores produtores de alimento do Brasil, e manteve o 2° lugar de maior produtor de Maçã em 2014

Por imprensa agricultura. Créditos Camila Cavalheiro.

O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, fez um balanço dos resultados da safra 2013/14. Os dados são provenientes da Síntese Anual da Agricultura, publicada pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Cepa/Epagri).

 Safra-Maçã

Santa Catarina se destaca como um dos principais produtores de alimentos do Brasil. Os resultados da safra 2013/14 consolidam o estado como o primeiro produtor nacional de cebola, carne suína, ostras, mariscos e pescados e o segundo maior produtor de aves, arroz, fumo e maçã.
No final de 2014, o agronegócio catarinense foi reconhecido ainda pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) como o segundo mais competitivo do país.  

 O ano de 2014 foi um ano muito bom para a agropecuária catarinense, com o clima cooperando e o uso de tecnologia de ponta os produtores garantiram uma boa safra. O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, destaca que as chuvas foram regulares em quase todas as regiões do estado, com algumas exceções de pequenos momentos de estiagem, mas em geral as condições foram boas para uma safra de grãos cheia.

O estado mantém ainda a colocação de segundo maior produtor nacional de maçã, com uma safra de 629.437 toneladas em 17.762 hectares plantados. Santa Catarina e Rio Grande do Sul concentram mais de 95% da produção nacional de maçã, respondendo por mais de um milhão de toneladas. Nos pomares catarinenses predomina a exploração dos cultivares Gala e Fuji, respondendo por 97% da produção.  Os produtores catarinenses investem também na produção de suco de maçã, sendo o estado o maior vendedor do produto. As exportações catarinenses de suco são principalmente para os Estados Unidos, Japão e África do Sul.

-A produção de tabaco também cresceu 3% na safra 2013/14.A  região Sul é responsável por 98% da produção brasileira de fumo.

-O produto agrícola com maior dificuldade de comercialização foi o feijão por causa da superoferta no mercado e da dificuldade na colheita.

-Santa Catarina continua sendo o maior produtor nacional de suínos e o segundo maior produtor de aves.

-A suinocultura também continua sendo o destaque da produção catarinense. O estado é o maior produtor nacional de suínos .

– Os setores da pesca, aquicultura e maricultura também acompanharam o bom ano para os produtores de proteína animal. Santa Catarina é o maior produtor de pescados, de ostras, mariscos e mexilhões do Brasil.

– Santa Catarina também foi classificada  pelo Ministério da Pesca e Aquicultura como um dos principais produtores de peixes de água-doce do país.

A safra 2014/15, que está sendo cultivada, promete ser ainda maior. Com índices pluviométricos satisfatórios até o momento, há um indicativo de alta produtividade para as lavouras de grãos de verão. “Estamos agora com algumas lavouras em fase de colheita, como é o caso do milho, e já registramos produtividade acima de 12 mil quilos por hectare, acima de 200 sacos de milho por hectare, o que prenuncia uma colheita muito boa baseada no aumento da tecnologia e clima favorável”, conclui Airton Spies.

Related Articles

1 thought on “Santa Catarina é um dos maiores produtores de alimento do Brasil, e manteve o 2° lugar de maior produtor de Maçã em 2014”

  1. Somos o maior produtor de maçã em área plantada temos a melhor qualidade de frutos do mundo só nós falta ter o melhor preço e a atenção dos governos para assim ser o maior produtor em volume do brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close