Serra Catarinense

Projeto de cooperação em biogás entre Brasil e Alemanha

brasil-alemanha

 

Artur Hugen para Agência São Joaquim Online

O Projeto Brasil-Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético do Biogás no Brasil (PROBIOGÁS), coordenado pelo Ministério das Cidades e a pela Agência de Cooperação Internacional da Alemanha (GIZ, na sigla em alemão), tem desenvolvido ações com foco no aproveitamento energético de biogás no Brasil.

Com o programa, o governo brasileiro pretende ampliar o abastecimento energético a partir do biogás (processo em que ocorre quebra biológica de matéria orgânica na ausência de oxigênio) em saneamento básico e iniciativas agropecuárias. A Alemanha, país parceiro da iniciativa, possui hoje mais de oito mil usinas de biogás.

Essa ampliação do aproveitamento energético do biogás no Brasil abrange o estudo, o desenvolvimento e a divulgação de ações diretamente relacionadas ao saneamento básico e às iniciativas na área agropecuária.

A cooperação deve contribuir para a transferência de conhecimento, o fomento à tecnologia nacional, a formação de profissionais brasileiros especializados, além de apoio técnico para o desenvolvimento de plantas em instalações de tratamento de esgoto e resíduos.

No Brasil, a iniciativa atua principalmente em duas áreas temáticas: a proteção e o uso sustentável dos recursos naturais e a eficiência energética e a inclusão de fontes renováveis na matriz energética brasileira.

O orçamento do projeto é de 10 milhões de euros. Nesta primeira etapa, os recursos serão oriundos da GIZ. A cooperação está prevista para durar até 2017. Há 30 anos, a agência alemã mantém uma agência em Brasília, e hoje conta com mais de 150 colaboradores que trabalham em todo o País.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close