Agricultura

Sintraf – SJR Discute a Agricultura Familiar do Futuro


Com o objetivo de discutir a agricultura familiar do futuro, seus desafios e perspectivas Sintraf, seus dirigentes e lideranças com toda região e Fetraf- Sul participaram da atividade que também é preparatória para o Mutirão da Agricultura Familiar do ano de 2015 vai ser realizado em São Joaquim e Bom Jardim da Serra reuniões em todas as localidades rurais desses dois municípios, cujo tema é ( “Agricultura Familiar que Queremos”).

Vamos discutir a conjuntura da agricultura familiar em nível internacional, nacional e estadual o crescimento da economia dos países integrantes dos BRICS será alguns dos pontos evidenciados, ainda a discussão sobre o “rural que queremos” enfocou a necessidade de lutar por um campo com gente e sem miséria, com infraestrutura, organização social, produção agroecológica e preservação dos recursos naturais.

Ambiental que assola a sociedade e, a urgência da agricultura familiar focar na agroecologia. “É preciso investir numa produção diferenciada. Não é possível reproduzir a agricultura nos moldes tradicionais, com veneno e degradação do meio ambiente”.

Segundo Ilton Carvalho coordenador geral do Sintraf o papel dos movimentos sociais e em especial da Sintraf na defesa e luta pela ampliação dos direitos dos agricultores, neste ano de 2015 Ano Internacional dos Solos e com objetivo de chamar atenção para riqueza e também para vulnerabilidade desse recurso, além de conscientizar a população para a importância de preservá- lo e recupera- lo .

Tendências sobre a agricultura e o agricultor familiar do futuro. O campo como um cenário de inserção de novas tecnologias, um agricultor mais escolarizado, capacitado e informado vai ser apontado no mutirão da agricultura familiar.

Pauta e desafio Estadual

– Contra-partida para habitação Rural em SC;

– O fim da terceirização da alimentação escolar e garantir 30% da agricultura familiar;

– Cobrar melhor atendimento dos Bancos no que se refere a PONAF.

Pauta Desafios Nacional

– Manter as Conquistas: previdenciárias, credito fundiário melhorar com menos burocracia;

– Forçar abertura de dialogo com o governo para garantir e melhorando as politicas publicas;

– Compras publicas para agricultura familiar nas esfera de governo federal;

– Rever e propor mudanças, emplacamento de trator.

– Investimento nas redes de energia elétrica (Celesc);

– Investimento na Agroecologia;

– Compra institucionais via PAA e os 30% PNAE;

-Melhoria no acesso (estradas);

– Apoio as pequenas cooperativas; Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – São Joaquim e Região Sintraf – SJR

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close