PolíticaSerra Catarinense

Deputado Gabriel Ribeiro envia moção ao ICMBio pedindo a reabertura do Parque Nacional de São Joaquim

 

 

2

Deputado Gabriel Ribeiro envia moção ao ICMBio pedindo a reabertura do Parque Nacional de São Joaquim

O deputado estadual Gabriel Ribeiro encaminhou uma moção ao Instituto Chico Mendes (ICMBio), manifestando contrariedade ao fechamento do Parque Nacional de São Joaquim para visitações. O documento apresenta as razões pelas quais o parque deve ser reaberto imediatamente. “A portaria que regulamentou a exploração do parque (nº 85, de 25 de julho de 2012) vinha sendo respeitada (…) A promotoria de justiça jamais recebeu qualquer denúncia relacionada a danos ambientais causados pela exploração comercial do local”, diz um trecho da moção”, diz um trecho da moção.

O texto questiona o argumento de que as visitações vinham degradando a biodiversidade, e relata os prejuízos acarretados pelo fechamento do parque. “O Ecoturismo  utiliza o patrimônio natural de maneira sustentável, incentivando sua conservação e formando uma consciência ambientalista. A proibição do acesso a lugares como a Pedra Furada, em Urubici, compromete a economia local”, diz a moção.

Nesta quarta-feira (11), Gabriel Ribeiro expôs a situação aos colegas de parlamento durante seu pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa. “Essa medida arbitrária está causando prejuízos à Serra Catarinense, e precisamos lutar juntos para revogá-la”, disse o deputado, que acionará o Ministério do Meio Ambiente caso o ICMBio não revogue a decisão nos próximos dias.
Gabriel se une ao movimento em favor da reabertura do Parque
Autoridades, guias turísticos, empresários e representantes de entidades de classe foram a Câmara de Vereadores de Urubici, ontem (10) à noite, reivindicar a reabertura do Parque Nacional de São Joaquim. O ecoturismo foi suspenso por determinação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), causando prejuízos a economia local. O relatório aponta que a “visitação desordenada tem causado degradação ambiental e impactos significativos em áreas frágeis”. Porém, a promotoria de justiça afirma que jamais recebeu qualquer denúncia relacionada a danos ambientais ocasionados pela exploração comercial do local.

O movimento em favor da reabertura do parque está sendo liderado pelo Instituto Serrano de Ecoturismo e Conservação da Natureza (Isecon). O deputado estadual Gabriel Ribeiro abraçou a causa, e tentará revogar a determinação do ICMBio. “O turismo alavancou o desenvolvimento dos municípios abrangidos pelo parque, e a suspenção do ecoturismo é um retrocesso. Vamos procurar os órgãos competentes para buscar uma solução rápida e sustentável”, disse o deputado.

A criação de um plano de manejo que permita a exploração da área é defendida por todos. Porém, o ICMBio pretende reabrir o parque somente após a aprovação do plano, enquanto o Isecon pede que as visitações não sejam suspensas no período de elaboração do documento.

O parque nacional de São Joaquim tem 49 mil hectares, abrangendo os municípios de Urubici, Bom Jardim da Serra, Orleans e Grão Pará. Os cartões postais são a Pedra Furada e o Morro da Igreja.

Matéria Anterior :

ICMBio fecha visitação do Parque Nacional de São Joaquim

Related Articles

2 thoughts on “Deputado Gabriel Ribeiro envia moção ao ICMBio pedindo a reabertura do Parque Nacional de São Joaquim”

  1. Pelo que me consta o Parque nacional de São Joaquim Não tem um metro sequer no município de São joaquim acho que o editor deveria re-ler os parâmetros de divisa e editar essa mataria . a da pra informar o “RAFAEL JOAQUINENSE” que ele não precisa se preocupar, esse parque fica bem longe do Parque da maçã …

  2. Que bobagem essa de reabrir parque da maçã,primeiro tem que arrumar nossos asfaltos que nos encontramos cheio de buracos,arrumar nossa cidade para quando os turistas vierem ver que somos organizados e educados e que temos alguma atração sem ser buracos e ruas,casas terrenos baldios e merce.Primeiro passo fechar essa secretaria regional pois não serve para nada só empregos de cabide e eleitoral,com dinheiro a menos na folha salarial do estado da pra arrumar muito asfalto como daqui na China.Agora vem com essa converssa mole de gastar um dinheirão com parque de maçã primeiro vão arrumar as chegadas porque daqui a pouco só quem tenha um avião para chegar em nossa cidade….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close