Saúde

Testes que detectam em 30 minutos doenças sexualmente transmissíveis já são oferecidos em Lages

HD_20120629104805capacitacao_dst_aids

 

Eficaz e discreto, teste rápido para detecção de doenças graves é oferecido gratuitamente na região de Lages . Campanha #partiuteste será intensificada até esta quinta-feira, dia 12, nos 12 municípios da SDR Lages

 

Hábitos saudáveis, diagnóstico precoce e tratamento eficaz são práticas benéficas à vida humana. Várias doenças podem até ser curadas se identificadas com rapidez, e cada vez mais os profissionais da medicina insistem nessa questão.

E foi pensando justamente nisso que a gerência de saúde da Secretaria do Desenvolvimento Regional de Lages lançou uma campanha com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida à população serrana.

Com o slogan #partiuteste, uma forma cordial de atrair o público jovem, o programa, realizado desde o ano passado, é inspirado nas ações do Ministério da Saúde relativas ao Carnaval, que começa neste fim de semana. Nos 12 municípios de abrangência da SDR Lages, as atividades serão intensificadas até esta quinta-feira, dia 12.

A campanha consiste na realização de testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Com garantia de discrição e sigilo absoluto, o procedimento é muito simples, e com apenas uma gota de sangue, o resultado, que demoraria até 20 dias, sai em 30 minutos. E se o teste der reagente (positivo) para alguma doença, a pessoa é imediatamente encaminhada aos serviços de atendimentos especializados.

_ Todos os pacientes passam por aconselhamento antes e após o teste. Antes, para sabermos se houve alguma situação de risco a qual o indivíduo se expôs. E depois, para explicarmos como se prevenir e tratar as doenças _, diz a enfermeira Joana Israel Romagna, responsável pelo programa de DST/Aids e Hepatites Virais da gerência regional de saúde.

QUEM PODE E ONDE PROCURAR ATENDIMENTO

O serviço está disponível para qualquer cidadão com mais de 18 meses de vida, mas os menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Não é necessário estar de jejum ou alterar a rotina para se submeter aos testes.

Os serviços são oferecidos em todos os 12 municípios da área da SDR Lages (Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta e São José do Cerrito), e em cada um existe uma unidade de saúde estratégica. A proposta é ampliar os testes para todos os postos de saúde da região ainda este ano.

Em Lages, os interessados devem procurar a Vigilância Epidemiológica, ao lado da central de vacinas, em anexo ao Pronto Atendimento Municipal Tito Bianchini. Mesmo após o dia 12, os testes continuarão disponíveis.

A QUEM O TESTE RÁPIDO É INDICADO

* População geral atendida nos serviços de saúde;

* Pacientes em serviços de pronto atendimento (urgência e emergência);

* Portadores de Doença Sexualmente Transmissível (DST) ou casos suspeitos e contactantes;

* Gestantes em serviços de pré-natal, integrantes ou não da Rede Cegonha (gestantes que apresentarem relato de novo parceiro, sinais e sintomas de DST, parceiro com sinais e sintomas de DST ou tuberculose serão orientadas a repetir os testes em outras oportunidades);

* Parturientes, que são mães de bebês com até 42 dias de vida (o teste é indicado para as parturientes não testadas no pré-natal, sem registro de testagem no pré-natal, que não fizeram pré-natal, portadoras de DST, que trocaram de parceiro no último trimestre e usuárias de drogas);

* Pessoas com diagnóstico de tuberculose ativa ou infecção latente;

* Populações carcerárias;

* Populações indígenas;

* Populações em situação de rua;

* Usuários de drogas;

* Pessoas em situação de exposição sexual de risco ou violência sexual;

* Profissionais de saúde acidentalmente expostos a materiais biológicos potencialmente contaminados e pacientes-fonte.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close