Serra Catarinense

Central de Libras auxiliará surdos da região serrana no dia a dia

Libras 02

Fábio Ramos para Agência São Joaquim Online

A Serra Catarinense ganhará uma Central de Libras. A estrutura permitirá que os surdos da região sejam acompanhados por intérpretes em audiências, palestras, consultas médicas e reuniões. Os interessados em usufruir do serviço só precisarão solicitar o auxílio dos profissionais 48 horas antes do compromisso, por telefone, Skype ou pessoalmente.

A central será instalada nas dependências da Associação de Pais de Amigos dos Surdos de Lages (Apas), com recursos repassados pelo governo federal à Fundação Catarinense de Educação Especial (Fcee). A viabilização do projeto foi intermediada pelo deputado Gabriel Ribeiro, através de um apelo ao presidente da fundação, Eliton Dutra.

Nesta segunda-feira (23), eles se reuniram com a diretoria da Apas para definir os detalhes do projeto. A fundação disponibilizará móveis, computadores com webcan e um automóvel para levar os surdos e intérpretes aos compromissos. Os equipamentos serão entregues nos próximos dias, e a central deve entrar em funcionamento no mês de março.

O presidente da Apas, Ademar Varela, ressalta que o projeto trará grandes benefícios aos deficientes. “A região tem centenas de surdos, e a central dará a eles o direito constitucional de se expressar amplamente”, diz Ademar.

Participaram da reunião: o deputado estadual Gabriel Ribeiro; o presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Eliton Dutra; a coordenadora do projeto, Patrícia Amaral; o secretário de Desenvolvimento Regional, João Alberto Duarte; o presidente da Apas, Ademar Varela; e outros membros da diretoria.

Libras01

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close