Serra Catarinense

Udesc Lages terá mestrado em Ciências Ambientais

Udesc

Artur Hugen para Agência São Joaquim Online

O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, abrirá vagas em março para a primeira turma do Mestrado em Ciências Ambientais. O curso é gratuito e recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Para complementar a formação de profissionais ligados às áreas afins à ciência ambiental, o programa de pós-graduação pretende consolidar grupos fortes de pesquisadores. “A ideia é oferecer subsídios adequados às necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades”, fala o coordenador do curso, Flavio Simioni.

Simioni explica que a área das ciências ambientais é ampla e possibilita a interdisciplinaridade com outros campos do conhecimento. “Por isso, o curso se estende para além dos engenheiros ambientais e abrange sanitaristas, agrônomos, florestais, biólogos, entre outros”.

A redução de impactos ambientais será uma das preocupações do programa. “Acreditamos que é possível fomentar a integração entre as universidades, empresas, instituições e sociedade em busca de propostas viáveis para minimizar os impactos ambientais e propor soluções adequadas às diferentes realidades”, conclui Simioni.

Linhas de pesquisa

Com foco em tecnologia e gestão ambiental, o mestrado está estruturado em duas linhas de pesquisa: Tecnologia e Modelagem Ambiental; e Monitoramento, Gestão e Controle Ambiental.

O curso contará com 14 professores-doutores e quatro professores colaboradores. Estarão disponíveis 12 laboratórios, oito salas de aula, um anfiteatro e uma sala de videoconferência, na Udesc Lages, além da estrutura de pesquisa da unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Concórdia.

Inscrições

A Udesc Lages publicou o edital que abre inscrições para o mestrado em Ciências Ambientais. O prazo vai de 1º de março a 30 de abril. Os interessados podem se inscrever na secretaria de pós-graduação, no Bairro Conta Dinheiro, das 12h30 às 18h30. A inscrição também pode ser feita pelo correio, via Sedex, com data final de postagem até 30 de abril.

O período de seleção ocorrerá entre 25 e 29 de maio. A primeira etapa consistirá em prova escrita, marcada para 25 de maio, às 14h. O resultado final sairá em 8 de junho e será divulgado no mural da coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e no site da Udesc Lages, além de ser enviado por e-mail aos candidatos.

Os selecionados deverão enviar a confirmação da vaga por escrito, assinada e digitalizada para o e-mailppgcamb.cav@udesc.br, até 10 de julho. O período de matrícula será divulgado em edital específico e as aulas terão início no segundo semestre de 2015. O número de vagas será definido após a análise das inscrições e dependerá da disponibilidade de orientadores e bolsas.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (49) 2101-9245, 9246, 9169 e 9241 e por mensagem para ppgcamb.cav@udesc.br.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close