Tradicionalismo

Curso de Agronegócio do Sindicato Rural tem aula inaugural em São Joaquim

Sindicato Rural de São Joaquim (1)

Andressa Zanette Borges para Agência São Joaquim Online

O curso tem duração de dois anos e os encontros acontecem semanalmente

Formar profissionais habilitados na aplicação dos procedimentos de gestão e de comercialização do agronegócio, visando os diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária brasileira. Esse é o objetivo do Curso Técnico em Agronegócio oferecido pelo Sindicato e Associação Rural de São Joaquim, Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina – FAESC e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR em parceria com a rede E-tec Brasil.

O curso reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC, teve sua aula inaugural em 28 de fevereiro, nas dependências do Sindicato Rural, local onde funcionará o curso. Na oportunidade o Presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo esteve presente no evento e salientou a importância do Curso para a Região, que é na modalidade semipresencial. “Esse novo instrumento de educação à distância terá efeito direto na eficiência produtiva, da qualidade de vida e por extensão, na retenção das famílias no campo”, comentou Pedrozo.

São 35 alunos que terão aulas presenciais uma vez na semana, sempre às quintas-feiras, no período noturno de forma gratuita. Ao longo dos dois anos de curso, os alunos aprendem nas aulas práticas e teóricas as principais técnicas para trabalhar no ramo, como planejar e executar atividades de gestão do negócio rural. “Temos alunos do Rio Grande do Sul e de outras cidades de Santa Catarina, como Urupema, Lages e São Ludgero, por exemplo.

Realmente foi uma grande conquista para São Joaquim e Região e estamos muito felizes de estar contribuindo para fomentar o desenvolvimento rural e, consequentemente, a permanência do homem no campo”, salienta o Presidente do Sindicato Marcos Pagani.

O curso só conseguiu ser viabilizado com o apoio e recursos financeiros da Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina – FAESC e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR. Ainda na aula inaugural, a Secretária de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani e o Prefeito de São Joaquim, Humberto Brighenti, estiveram presentes e nas suas falas foram enfáticos na importância da iniciativa da entidade, colocando que esta cumpre com o seu papel, viabilizando o conhecimento, com infraestrutura adequada e de ótima qualidade.

Alunos tem palestra motivacional

A Advogada e Professora Universitária, Giglione Zanela, proferiu a palestra motivacional de abertura aos presentes salientando sobre a importância do curso e dando dicas aos alunos, principalmente mencionando que eles precisam se dedicar aos estudos e valorizar o curso. “É um curso de excelência que vai utilizar a ferramenta do ensino à distância aliado aos encontros presenciais buscando promover o agronegócio. É uma grande oportunidade de adquirir conhecimento, capacitação e de formar pessoas que trabalhem na sua própria região”, enfatizou a Zanela.

Para a aluna do curso Maisa Nunes Luenemberg, Produtora Rural, é um curso inédito, gratuito para aperfeiçoamento técnico que não se pode desperdiçar. “Precisamos valorizar e prestigiar para que este seja só o início de outros que podem tornar-se realidade para a Região”, afirma Maisa.

Segundo Dayse Beltrame, Gerente do Sindicato Rural de São Joaquim, esse é o primeiro passo aderindo à educação formal. “Nosso objetivo é expandir outras áreas e futuramente investir no ensino superior”, afirmou.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close