Viral

Safra de uvas de altitude de SC terá incremento de 25%

 

Vinhedo
Setor comemora resultados com a 2ª Vindima de Altitude entre 26 e 29 de março

 

 

Com informações do Site Portal da Ilha

A colheita das uvas de altitude em Santa Catarina, que está acontecendo agora, em março, traz boa notícia aos produtores: a expectativa é um incremento de 25% em relação à safra de 2014, de 1,5 milhão de tonelada.

“O tempo seco ajudou bastante”, afirma Acari Amorim, presidente da Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude (Acavitis). As principais uvas produzidas são Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay e Sauvignon Blanc.

Com uma safra maior, também deve aumentar, na mesma proporção, a produção de vinhos: hoje são 18 vinícolas com vinhos no mercado, em 150 rótulos. “A percepção do vinho fino de altitude, em todo o país e até em mercados internacionais, é de alto padrão de qualidade”, diz ele.

“Estamos completando 15 anos dos primeiros plantios, é um período ainda muito curto considerando que a produção de vinho é milenar, vem de séculos. Mas, nesse curto período, as vinícolas das regiões de altitude, acima de 900 metros, já receberam prêmios em diferentes concursos nacionais e internacionais”.

Para celebrar a colheita e também comemorar a expansão do setor, acontece de 26 a 29 de março, a 2ª Vindima de Altitude, São Joaquim, em vinícolas da cidade e também de Urubici, Lages, Videira, Campo Belo, Treze Tílias e Água Doce.

O circuito cultural gratuito itinerante contempla mais de 20 apresentações de música instrumental e erudita, dança e poesia e, entre as atrações, está a Cia. Jovem Bolshoi Brasil, que fará duas apresentações, uma na Vinícola Pericó, no dia 28, e outra no encerramento do evento, na Praça da Igreja Matriz de São Joaquim.

Estruturas especiais serão montadas em São Joaquim e nas vinícolas para que moradores e turistas possam apreciar as atrações culturais e também degustar os vinhos finos de altitude produzidos na região. As vinícolas irão promover eventos como almoços e jantares harmonizados, sunsets e visitações aos vinhedos.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close