Política

Brasil sedia 4ª Reunião dos ministros da Agricultura e Desenvolvimento Agrário dos BRICS

BRICS

Artur Hugen para Agência São Joaquim Online

A estratégia do agronegócio brasileiro no âmbito da cooperação entre Países BRICS será abordada na reunião

Com o objetivo de ampliar a cooperação em agricultura, autoridades do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, reúnem-se nesta quarta-feira (11), para a preparação que antecede a 4ª Reunião de Ministros da Agricultura e Desenvolvimento Agrário do BRICS, no Palácio do Itamaraty. O encontro ministerial, que acontecerá na sexta-feira (13), também no Palácio do Itamaraty, contará com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, além das delegações dos respectivos países do grupo.

“A participação do Mapa nesta reunião constituirá oportunidade histórica para a reinserção, com grande ênfase, dos interesses do agronegócio brasileiro no âmbito dos BRICS”, afirmou a secretária de Relações Internacionais do Mapa, Tatiana Palermo.

Na quarta-feira está prevista discussão sobre a estratégia do agronegócio brasileiro no âmbito da cooperação entre os países dos BRICS, a ser apresentado pelos representantes do Mapa, e a estratégia geral para a garantia do acesso ao alimento para as populações mais vulneráveis. Também são temas previstos na agenda: a cooperação em tecnologia e inovação, a promoção do comércio e dos investimentos no agronegócio, a criação de um sistema básico de troca de informações entre os países do BRICS e a redução dos impactos negativos da mudança climática sobre a segurança alimentar e adaptação da agricultura à mudança climática. Será realizado também um seminário sobre políticas públicas para segurança alimentar e nutricional e fortalecimento da agricultura familiar.

Saiba mais 
A 1ª Reunião de Ministros da Agricultura e Desenvolvimento Agrário do BRICS foi realizada em março de 2010, em Moscou, na Rússia. Em outubro de 2011, a segunda reunião foi realizada, em Chengdu, na China. Na ocasião, foi aprovado o plano de Ação 2012-2016, que estabelece atividades prioritárias para a cooperação e identifica o país responsável pela coordenação de cada tema. O último encontro foi realizado em outubro de 2013, em Pretória, na África do Sul.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close