Vinho

2ª Vindima de Altitude será apresentada na Câmara de Vereadores de São Joaquim

Vindima e Câmara de Vereadores
A 2ª Vindima de Altitude será apresentada oficialmente hoje (16/03), às 17h, na Câmara de Vereadores de São Joaquim. O presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude (Acavitis) Acari Amorim, irá falar sobre a importância do evento para a região e também para todo o Estado. “A Vindima não é apenas uma festa. É um evento cultural  que vai promover, não apenas os vinhos de altitude, mas toda Santa Catarina como um Estado de excelência”, afirma.
Segundo ele, “o enoturismo é o melhor caminho para um desenvolvimento econômico e social, de forma sustentável e duradoura, para a Serra e o planalto de Santa Catarina”.
A 2ª Vindima será um circuito cultural itinerante e gratuito, com mais de 20 apresentações, para celebrar a colheita de uvas de altitude em Santa Catarina, de 26 a 29 de março, em São Joaquim (no centro e em vinícolas da cidade) e em vinícolas de Lages, Treze Tílias, Campo Belo do Sul e Água Doce.
O evento é uma realização da Acavitis e Ministério da Cultura (por meio da Lei Rouanet) e tem patrocínio da Havan, Souza Cruz, Duas Rodas, Tractebel, Bragagnolo e BRDE. Conta ainda com apoio do Governo do Estado, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Santur e Sebrae/SC.
Sobre a colheita
A produção de uvas de altitude – acima de 900 metros do nível do mar – foi iniciada em 1999 e hoje conta com mais de 500 hectares plantados. Em 2015, a safra, que acontece entre os meses de março e maio, deve ter incremento de 25% em relação ao ano passado, quando foi colhida 1,5 milhão de tonelada. São 35 vinícolas na área de atuação da Acavitis, sendo que 18 delas comercializam cerca de 150 rótulos, alguns premiados no Brasil e exterior. Juntas, produzem 1 milhão de garrafas/ano e possuem faturamento anual superior a R$ 100 milhões.

Related Articles

1 thought on “2ª Vindima de Altitude será apresentada na Câmara de Vereadores de São Joaquim”

  1. A Câmara de São Joaquim nem sequer recebeu o convite para participar do lançamento da 2ª Vindima na Assembleia Legislativa, depois ficaram no tititi do porque não houve representantes, isto com certeza será cobrado durante a apresentação de hoje que busca levantar recursos para a festa e que depende outra vez da aprovação legislativa. cadê a organização?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close