Crítica

São Joaquim cidade das luzes ou das trevas? O Gravíssimo problema da iluminação pública!

 

Iluminação - São Joaquim SC

Luzes acessas durante o dia e apagadas durante a noite!

Já está mais do que na hora de uma intervenção no quesito iluminação pública, talvez nunca na história tenhamos um contraste tão insólito entre a luz e as sombras.

Ruas do Bairro Jardim Bandeira com as luzes acessas durante o dia... A conta de luz de lá deve ser bem salgada!
Ruas do Bairro Jardim Bandeira com as luzes acessas durante o dia… A conta de luz de lá deve ser bem salgada!

Como já foi esclarecido pela Celesc a conta da luz teve um aumento de 22%, mas a questão empírica disto tudo é que as luzes da cidade estão ficando acessas durante o dia provocando um desperdício absurdo de dinheiro e desnecessário. E advinha quem paga a conta da luz?

Rua Getúlio Vargas em frente a chácara dos Martoranos contém luzes acessas durante o dia
Rua Getúlio Vargas em frente a chácara dos Martoranos contém luzes acessas durante o dia

E para piorar o caso a cidade está passando por uma séria crise no setor de iluminação pública, pois diversos bairros e incontáveis ruas continuam no escuro mesmo pagando a já famigerada taxa de iluminação pública.

... E o que dizer de uma sinaleira que mau funciona ao lado de poste que fica (há mais de seis) ligado!
… E o que dizer de uma sinaleira que mau funciona ao lado de poste que fica (há mais de seis) ligado durante o dia?

O setor de obras da Prefeitura, órgão responsável pela fiscalização dos serviços de iluminação pública que está sendo executado pela empresa Rama Luz vencedora da licitação em 2014 justificou que a empresa não está cumprindo o seu papel como deveria, já a empresa relatou que a coordenação do Serviço é por parte da Secretaria de Obras e que após a abertura do pedido o mesmo é solucionado 48 horas após a abertura do chamado.

Enquanto isso a Inácio Palme revive a idade das trevas em pleno centro de São Joaquim
Enquanto isso a Inácio Palme revive a idade das trevas em pleno centro de São Joaquim

Independente do drástico joguinho de ping pong  (toca pra cá – toca pra lá) ou da manobra de responsabilidade de ambas as partes, a posição do Poder público que foi prorrogação do contrato com a empresa Rama Luz, mesmo após a série de reclamações provindas de 2014 e reiniciadas em 2015.

A Secretaria de Obras mostrou todos os materiais disponíveis para o serviço e culpa a empresa vencedora da licitação pela má execução na mão-de-obra contratada.
A Secretaria de Obras mostrou todos os materiais disponíveis para o serviço e culpa a empresa vencedora da licitação pela má execução na mão-de-obra contratada.

Ora bolas, se a falha for mesmo da Secretaria de Obras o por quê reclamar da empresa?  Ou a próprio Poder Público reclama da empresa o por quê prorrogar o contrato?

Enquanto isso outra rua continua às escuras, desde 2014
Enquanto isso outra rua continua às escuras, desde 2014

A Câmara de Vereadores debaterão o assunto já na sessão desta segunda-feira.

De qualquer forma, a cidade continua às escuras e com as luzes acessas durante o dia!

Iluminação Pública - São Joaquim (5) Iluminação Pública - São Joaquim (9) Iluminação Pública - São Joaquim (10) Iluminação Pública - São Joaquim (11) Iluminação Pública - São Joaquim (12) Iluminação Pública - São Joaquim (13) Iluminação Pública - São Joaquim (15) Iluminação Pública - São Joaquim (16) Iluminação Pública - São Joaquim (17) Iluminação Pública - São Joaquim (19)

 

Related Articles

9 thoughts on “São Joaquim cidade das luzes ou das trevas? O Gravíssimo problema da iluminação pública!”

  1. Se tivesse iluminação pública no loteamento alguém poderia ter visto o Pablo Amaral antes de cometer suicídio, podendo, de repente, ter evitado tal fato; pois não dava pra ver nem o carro estacionado em frente a casa onde aconteceu a tragédia.

  2. É um desrespeito com o cidadão joaquinense a escuridão pela qual estamos a mais de 08 (oito) meses em toda a rua que fica no loteamento Vila Proença. Pagamos IPTU e todos sem exceção recolhem a taxa COSIP que destinada para iluminação pública. Pois bem, venho revindicando aos que se dizem responsáveis, e por incrível que pareça não é a CELESC, e sim a secretaria de obras da prefeitura. Obtive a seguinte resposta do atual diretor da mesma: A PREFEITURA NÃO TEM RESPONSABILIDADE NENHUMA com a iluminação pública do referido loteamento…. precisa fala algo mais ?? Estes são nossos gestores públicos atuais e vejam bem os cargos que ocupam, sendo remunerados com o nosso dinheiro, obtendo total irresponsabilidade para com nossa política fiscal municipal, possuindo um nível de conhecimento praticamente nulo !!!!!

  3. O prefeito, O vice não estão trabalhando de acordo com o contrato, manda pro(A) e contrata outra que se interesse, não deixa fazer piadinhas maldosas de nossa cidade.. Agora como asfalto e ruas novas tem que esta tudo funcionado, Secretário de Obras, não de satisfação, lute por um serviço bem feito….

  4. Ta na hora deste povo da secretaria de obras trabalhar se não quererem demita esses vagabundos que não fazem nada.
    É isso que da colocar gente só por politicagem barata colocar pião que não trabalha é isso que dá

  5. Bom, a iluminação aí em São Joaquim sempre foi um atraso. Não existe um padrão.. na mesma rua possuem três tipos de lâmpadas diferentes.. amarelas/laranjas, brancas, azul.. a cidade em sí é uma gambiarra, falta planejamento. Ninguém mais usa esse tipo de iluminação.. hoje a tendência é a iluminação por LED que é muito mais eficiente e econômica, além de padronizar a iluminação em uma só coloração, trazendo um aspecto muito mais aconchegante, sem falar em segurança.. Custa pesquisar o quanto sairia para os cofres públicos este tipo de iluminação? por mais que seja cara, tenho certeza que em um ano se paga, pois o consumo diminuiria drasticamente.. enfim.. falta muito pra São Joaquim começar a ser considerada uma cidade turística.

  6. A responsabilidade de acionar a empresa é da secretaria de obras, quando há reclamação, mas se a empresa não está cumprindo com sua obrigação a secretária de obras tem o direito de destituir a empresa e chamar a segunda colocada, e de quem a responsabilidade das luzes acesas durante o dia???Celesc tem é que tomar providências não deixar este jogo de empurra agir de acordo com a lei, para que o contribuinte não sofra as consequências de má gestão.

  7. A Rua Horácio Pires de Haro, (antigo corredor) há 6 meses esta as escuras. Já tivemos problemas, mas não tanto tempo para solucionar, precisa mudar urgentemente, alguma coisa errada tem. Precisamos de atenção!

  8. na rua onde moro faz 6 meses que estamos pedindo para resolver o problema de uma unica lampada de iluminação publica e não foram arrumar.
    Só dizem vamos la na semana que vem.

  9. As ruas do bairro Bandeira ficam totalmente as escuras,dá medo de andar nas ruas por falta de iluminação,não só aqui mais em todos os bairros. Lastimável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close