Serra Catarinense

Mariani assina moção de apoio aos municípios

amures

Artur Hugen para Agência São Joaquim Online

O presidente da Amures prefeito de Correia Pinto Vânio Forster entregou ao presidente do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado Mauro Mariani, uma moção assinada pelos 18 prefeitos da Serra Catarinense que reivindica dentre outras coisas, mais respeito do governo federal com os municípios.

Forster aproveitou a presença de Mauro Mariani em reunião na sede da Auto Pista Planalto Sul, em Rio Negro (PR) e levou o apelo dos prefeitos que tiraram posição na última assembleia da Amures, em final de fevereiro. “São questões que afetam a todos os municípios indistintamente e que dependem de pressão dos deputados federais”, explicou o prefeito.

O documento situa a difícil situação financeira dos municípios e pede apoio dos parlamentares na revisão do Pacto Federativo com redistribuição do chamado bolo tributário mais coerente e justo. Pede ainda, um acerto de contas de restos a pagar aos municípios; leis que potencializam a arrecadação própria dos municípios e dentre outros pontos, a atualização dos programas federais pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Forster reforçou pedido ao deputado para ajudar na pressão ao governo federal para ampliar o repasse de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), assim como os recursos para a saúde.

“Temos também em possa pauta, um encontro de contas da previdência, porque muitos municípios estão acumulando imenso rombo previdenciário”, reiterou. O deputado se comprometeu em levar a moção para discutir junto com os outros 15 membros do Fórum Parlamentar e reconheceu que está cada vez mais difícil para os governantes municipais honrar com os compromissos.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close