Epagri realiza capacitação sobre viticultura em São Joaquim, Bom Retiro e Urubici

por Sheila Godinho 644 views0

 

Foi realizada no Centro de Treinamento da Epagri em 25/06/2017 uma capacitação técnica sobre viticultura. A capacitação foi demanda levantada em 2014 pelos escritórios da Epagri dos municípios de Bom Retiro e Urubici, onde estão sendo realizados investimentos com base no cultivo da videira, a capacitação contou com 26 participantes.

Emilio


Alberto

 

Os temas abordados na capacitação e seus instrutores foram:

-Doenças da videira, identificação e controle – Jerônimo Araújo Filho – Epagri EESJ;

-Pragas da videira, identificação e controle – Cristiano Arioli – Epagri EESJ

-Suco de uva, mercado e legislação – João Felipetto – Epagri EESJ

-Panorama da viticultura e a experiência da região – Emilio Brighenti – Epagri EESJ

-Implantação de vinhedo e as principais variedades – Alberto Brighenti – Epagri EESJ

-Sistemas de sustentação, poda e manejo do vinhedo – Alberto Brighenti – Epagri EESJ

Em levantamento realizado pela Epagri/Cepa na safra 2012/2013, na região do Planalto Sul, que corresponde aos 18 municípios da região serrana, havia 117 produtores de uva, cultivando 314,7 hectares de uvas viníferas destinada à elaboração de vinhos finos e 62,7 hectares de uvas de mesa/comum/suco. O valor bruto de produção (VBP) estimado foi de R$ 5.670.125,00 para aquela safra, que não considera a agregação de valor no caso de processamento da uva.

Desde 2011 a Epagri tem inserido ações na área de viticultura no planejamento dos escritórios locais que fazem parte do projeto de fruticultura, no caso específico de Bom Retiro e Urubici, foram proporcionados treinamentos e cursos de pequena duração no sentido de apoiar o desenvolvimento desta atividade.

Como resultado do interesse dos produtores e da parceria existente com a Epagri no município de Urubici, está em fase final de adequação e registro no Ministério da Agricultura e Abastecimento uma unidade de produção de suco de uva integral, com certificado de produção orgânica.

Apoiando a iniciativa do produtor, o escritório municipal da Epagri de Urubici elaborou projeto de crédito rural no valor de R$ 92.000,00, com recursos do Pronaf e enquadramento no Programa do Governo do Estado Juro Zero.

Em Bom Retiro, uma propriedade rural que teve apoio da Estação Experimental de São Joaquim no início da implantação dos vinhedos, hoje esta em fase adiantada de estruturação para atividade de Enoturismo, vinícola Di Buratto.

O evento foi custeado pelo Programa SC Rural, organizado pela Gerencia Regional da Epagri de São Joaquim e Escritórios Municipais de Bom Retiro e Urubici, com apoio da Estação Experimental da São Joaquim.

Deixe uma resposta