epagriVinho

Projeto da Epagri é reconhecido pela ONU para Alimentação e Agricultura


Um projeto desenvolvido nas propriedades rurais do Planalto Sul catarinense pela Epagri e pela Associação Rural de Lages, com financiamento da Fapesc, foi selecionado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para compor a sua plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável. É o Reprotec (Rede de Propriedades de Referência Tecnológicas), implantado em 2012 inicialmente em seis propriedades de referência nos municípios de maior rebanho de bovinos de corte da região com o objetivo de aumentar os índices produtivos da atividade e a rentabilidade das propriedades.

Os coordenadores do projeto, Cassiano Eduardo Pinto e Newton Borges da Costa Junior (respectivamente pesquisador e extensionista da Epagri), atribuem essa conquista ao paradoxo que a sociedade contemporânea vive e que foi desenvolvido no Reprotec: atuar com a possibilidade de preservação ambiental e produtividade, ofertando à sociedade proteína nobre – que é a carne vermelha – sem se descuidar da conservação da diversidade vegetal, do solo e da água, promovendo o sequestro de carbono por meio do correto manejo das pastagens naturais e pastagens cultivadas.

O Reprotec está levando aos pecuaristas familiares a aplicação, pela extensão, do conhecimento desenvolvido pela pesquisa da Epagri, cujas ações são desenvolvidas para as condições da região. Os resultados obtidos nesses quatro anos de execução mostram que é possível dobrar a produção de terneiros nas propriedades dedicadas à cria e produzir mais de 670kg de peso vivo/ha de novilhos, abatendo animais com qualidade de acabamento, maciez, suculência e constância de oferta de carne no mercado consumidor.

As propriedades de referência estão nos municípios de Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Painel, Lages, Capão Alto e São José do Cerrito e Palmeira. Todas servem como unidades didáticas para difundir as ações do projeto e mostrar os resultados por meio de dias de campo, palestras, excursões e visitas, eventos que já atenderam mais de cinco mil pessoas.

A FAO é uma organização que atua para a erradicação da fome no mundo para o progresso econômico e social e para a gestão e utilização sustentáveis dos recursos naturais para benefício das gerações presentes e futuras. É uma organização que atua como um fórum neutro, reunindo 191 países membros mais a Comunidade Europeia.


 

Você pode saber mais sobre o projeto no site da FAO ou assistindo ao programa sobre o Reprotec.

Mais informações sobre o projeto: 
Cassiano Eduardo Pinto
Fone: (49) 3289-6453
Newton Borges da Costa Júnior
Fone: (49) 3289-6423

Mais informações para a imprensa:
Isabela de Fatima Schwengber
Assessoria de imprensa
Epagri
Fone: (48) 3665-5147
Site: www.epagri.sc.gov.br

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close