novidade

Descoberta em São Joaquim grande Paleotoca pode ter mais de 10 mil anos

A Paleotoca foi escavada por mamíferos já extintos há milhares de anos.

Um dos achados mais consideravelmente importantes dos últimos anos em São Joaquim poderá alocar agora a cidade na rota do turismo arqueológico.

Há alguns anos atrás, a cidade de São Joaquim já havia anunciado, através de especialista e arqueólogos de renomadas universidades, que o município continha realmente uma série de Paleotocas, mas nenhuma até então se compararia a que foi descoberta na tarde desta última terça-feira (07) de junho de 2016.

paleotoca-sao-joaquim (1)

Eram por volta dás 14h15min quando os funcionários da prefeitura faziam uma escavação de retirada de cascalho ao lado noroeste da cidade, nas proximidades do Bairro Santa Paulina quando a escavadeira hidráulica rompeu uma espécie de túnel subterrâneo.

Como havia ainda muita terra dentro do túnel os funcionários da prefeitura de São Joaquim continuaram o serviço e alguns metros após e adiante com as escavações eles fizeram a grande descoberta: um segundo túnel e com a entrada medindo cerca de 1,90m de altura por quase 15m de profundidade em formato de L.

O túnel só não é mais profundo porque há uma interrupção, ocasionada por um desmoronamento em uma espécie de esquina.

Já primeiro túnel contem muita terra a meia altura e seria preciso retirá-la de lá manualmente, pela maneira que estão dispostos, na mesma altura se acredita que os dois túneis tenha se comuniquem um com o outro, algo que só será possível comprovar após a retirada manual da terra que interrompe o acesso.

Além disso na parte de cima existe inúmeras minigalerias que levam a pontos inimagináveis dentro da pequena montanha.

Marcas de garras e até mesmo o desenho de focinhos de animais em baixo relevo estão encravadas ao longo do túnel subterrâneo

A área será isolada pela Prefeitura de São Joaquim, já que existem leis municipais que protegem as Paleotocas. Além disso especialistas em arqueologia serão chamados para identificar a idade aproximada da Paleotoca e oferecer estudos mais aprofundados sobre ela.

paleotoca-sao-joaquim (2)
Entrada convidativa e deslumbrante…

paleotoca-sao-joaquim (12)
A primeira a ser encontrada com uma entrada um pouco menor (à esq.). A maior foi encontrada logo após…

paleotoca-sao-joaquim (11)
A entrada da maios Paleotoca de São Joaquim e talvez a maior da Serra Catarinense…

paleotoca-sao-joaquim (10)
Máquina limpando a entrada das Paleotocas

paleotoca-sao-joaquim (9)
A primeira Paleotoca ainda poderá ser maior do que a segunda, porém é necessário que a terra seja retirada manualmente já que uma escavadeira hidráulica poderia danificar o trabalho efetuado há milhares de ano…

paleotoca-sao-joaquim (8)
Marcas de garras no interior do túnel subterrâneo…

paleotoca-sao-joaquim (7)
Detalhamento mais aprofundado da garras que escavaram a Paleotoca…

paleotoca-sao-joaquim (6)
Exite dentro do teto da Paleotoca inúmeras minigalerias subterrâneas.

paleotoca-sao-joaquim (5)
Parte da visão de dentro para fora…

paleotoca-sao-joaquim (4)
Em formato de L e há cerca de 15m de profundidade há um interrupção ocasionada por um desmoronamento. É necessário remover estes entulhos manualmente para encontrar o restante da galeria ou até mesmo os vestígios do animal extinto que escavou o túnel…

O que são Paleotocas?

Segundo o Wikipédia Paleotoca é um abrigo (túnel, toca, covil e similares) subterrâneo escavado por mamíferos da megafauna, ou animais gigantes (paleo-vertebrados), extintos e que viveram na era pré-histórica.

tatu_b
Fóssil de um Tatu gigante extinto há 10 mil anos um dos responsável pelas Paleotocas . O objetivo agora é encontrar vestígios deste animal na recente descoberta em São Joaquim.

Crotovina é uma paleotoca preenchidas por sedimentos (areias, argilas e similares) que ao longo dos séculos foram depositando-se em função das chuvas ou da porosidade do terreno. Geralmente estes traços fósseis (icnofósseis) possuem grandes proporções, compatíveis com as dimensões dos animais deste período.

Related Articles

3 thoughts on “Descoberta em São Joaquim grande Paleotoca pode ter mais de 10 mil anos”

  1. É interessante a descoberta e bom pro municipio ! gostaria de pedir a sec. de obras urgentemente uma lombada na Rua davidof lessa pois estao andando a mil por ali qualquer dia vai dar um acidente ali tem as placas da lombada mas nao tem a lombada que é muito necessaria tao andando muito rapido ali é perimetro urbano e nao pista de formula 1 ! Outra rua que necessita de um reparo urgente é a rua murillo bortuluzzi pra baixo da clinica porto Santo , precisa de calçada para os pedestre e recolocar os paralelepipedos e arrumar bem aquele calçamento ta feio ali ! FICA o pedido ai pra secretaria de obras vejam essas coisa ai porque ta complicado né ??? e muito bom ai a paleotocas !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close