Ansiedade em Excesso

por Sheila Godinho 223 views0

Atualmente, muitas pessoas sofrem de ansiedade, de ansiedade em excesso. Mas, de onde ela vem? É preciso entender que a ansiedade, não é a causa em si, mas o efeito.

Corriqueiramente acontece com você, comigo, com todos, situações de estresse. Há um mecanismo natural, é do nosso organismo, quando o sistema nervoso detecta o stress, que é causado geralmente por situações de perigo, de risco, de imediatismo, o nosso sistema nervoso manda sinais, hormônios, que nos deixam ansiosos, ou seja, com a ânsia de fazer algo, para agir, para resolver a situação, se afastar do perigo, e aí, quando o risco de algo grave já foi eliminado, voltamos a relaxar, voltamos ao normal.

Esse é o panorama ideal, a sequência correta dos fatos, assim é que deveria ser sempre. Mas não é. A ansiedade é uma coisa boa, ela vem do nosso corpo, nos dá aquela ajuda para resolver algo urgente. Mas, acontece que muitas pessoas não conseguem voltar a relaxar, estão sempre naquele estado de ansiedade, e por isso, muitas vezes o efeito é o contrário do esperado, do excesso de ansiedade as pessoas entram em crise, e paralisam, não resolvem seus problemas, não reagem, não saem da inércia para vencer a crise, de tanta ansiedade que elas têm. Isso pode ter razões mentais, onde as pessoas não conseguem superar algo na vida, ou ainda, por alguma razão física. Observe-se!

Pergunte-se: “o que me deixou tão ansiosa?” ou “a partir de que situação fiquei com excesso de ansiedade?”

O que fazer nesses casos? Como voltar a relaxar?

É preciso fazer algo. O mais saudável é não usar remédios. Remédios sempre como última opção, e com respaldo médico. A própria resposta encontra-se em um das perguntas acima “como voltar a relaxar?”, a resposta para diminuir a ansiedade é R-E- L- A-X- A-R !!

Relaxando, você irá diminuir o ritmo, a velocidade de suas ondas cerebrais, isso será o seu remédio!

Crie um Ritual! Um hábito! Coloque um tempo na sua agenda para você relaxar! Exemplo: deite-se em sua cama, após o trabalho, desaperte as roupas, ou pode ser feito também depois do banho, o importante é estar bem confortável. Coloque um fone de ouvido, uma música meditativa, um áudio binaural, ou uma música instrumental relaxante, e relaxe, deixe tudo o que aconteceu durante o dia fora de sua mente, e o que você foi faze depois. Concentre-se no presente, somente em relaxar.

Aqui vem o pulo do gato! Não sou eu que fala, e sim cientistas de várias nacionalidades já confirmaram, que o efeito do relaxamento se expande por um tempo depois da pessoa já ter terminado a sua sessão. E com o tempo, isso aumenta, e com a regularidade, os níveis de ansiedade da pessoa diminuem de forma generalizada, a pessoa fica menos ansiosa, só com trinta minutos diários, só com a desaceleração do cérebro, de suas ondas cerebrais!

Gente! É muito importante! É para a saúde! O distúrbio da ansiedade gera doenças, o organismo fica desequilibrado! É necessário diminuir a velocidade, o ritmo da vida, entrar em sintonia com você mesmo! Tenha o controle dos seus sentimentos! Do relaxamento, você pode passar ao próximo estágio, que é meditar, isso irá mudar a sua vida!


Edson Luiz Pocahi

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