Trabalho de pós-doutorado de pesquisador da Epagri de São Joaquim estampa imagem em capa de revista

por Hueliton Lima 0

Leonardo Araujo, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em São Joaquim tem imagem estampada na capa da revista brasileira Scientia Agrícola. A imagem da capa representa uma urédia onde são produzidos os urediniósporos (esferas ornamentadas) que são como se fossem sementes do fungo utilizadas para dispersar a doença para novas plantas de algodoeiro. Esta imagem foi obtida em um microscópio eletrônico de varredura que é um equipamento que poucas instituições de pesquisa e ensino possuem.

O trabalho que teve a imagem selecionada para a capa é intitulado de “Infection process of Phakopsora gossypii in cotton leaves”. Esse trabalho foi realizado durante o pós-doutoramento do Dr. Leonardo Araujo no Laboratório da Interação Planta-Patógeno (LIPP) do Departamento de Fitopatologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) com a ajuda dos doutores Antônia Mirian N. M. Guerra, Paulo G. Berger e orientação do professor Fabrício A. Rodrigues.

Neste trabalho foi estudado o processo infeccioso do fungo Phakopsora gossypii em folhas de algodão. Este fungo é o agente causal da ferrugem tropical que é considerada uma doença emergente do algodoeiro e necessita de mais informações sobre o patossistema em estudo para que se possa desenvolver novas estratégias de manejo.

A revista que foi publicado o trabalho é chamada Scientia Agricola e está vinculada a Universidade de São Paulo, Campus “Luiz de Queiroz” em Piracicaba que é uma das principais escolas de fitopatologia do país. A revista publica artigos que contribuam ao avanço científico das Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas desde 1992.

O artigo completo deste estudo pode ser obtido no seguinte link:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-90162016000400384

Maiores informações com o pesquisador Leonardo Araujo no e-mail leonardoaraujo@epagri.sc.gov.br; fone: 3233-8438; Epagri – Estação Experimental de São Joaquim

Deixe uma resposta