epagri

Trabalho de pós-doutorado de pesquisador da Epagri de São Joaquim estampa imagem em capa de revista

Leonardo Araujo, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em São Joaquim tem imagem estampada na capa da revista brasileira Scientia Agrícola. A imagem da capa representa uma urédia onde são produzidos os urediniósporos (esferas ornamentadas) que são como se fossem sementes do fungo utilizadas para dispersar a doença para novas plantas de algodoeiro. Esta imagem foi obtida em um microscópio eletrônico de varredura que é um equipamento que poucas instituições de pesquisa e ensino possuem.

O trabalho que teve a imagem selecionada para a capa é intitulado de “Infection process of Phakopsora gossypii in cotton leaves”. Esse trabalho foi realizado durante o pós-doutoramento do Dr. Leonardo Araujo no Laboratório da Interação Planta-Patógeno (LIPP) do Departamento de Fitopatologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) com a ajuda dos doutores Antônia Mirian N. M. Guerra, Paulo G. Berger e orientação do professor Fabrício A. Rodrigues.

Neste trabalho foi estudado o processo infeccioso do fungo Phakopsora gossypii em folhas de algodão. Este fungo é o agente causal da ferrugem tropical que é considerada uma doença emergente do algodoeiro e necessita de mais informações sobre o patossistema em estudo para que se possa desenvolver novas estratégias de manejo.

A revista que foi publicado o trabalho é chamada Scientia Agricola e está vinculada a Universidade de São Paulo, Campus “Luiz de Queiroz” em Piracicaba que é uma das principais escolas de fitopatologia do país. A revista publica artigos que contribuam ao avanço científico das Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas desde 1992.

O artigo completo deste estudo pode ser obtido no seguinte link:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-90162016000400384

Maiores informações com o pesquisador Leonardo Araujo no e-mail leonardoaraujo@epagri.sc.gov.br; fone: 3233-8438; Epagri – Estação Experimental de São Joaquim

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close