epagri

Escritório Municipal da Epagri de Urubici Realiza Oficina de Elaboração de Pratos a base de Hortaliças não convencionais

HORTALIÇAS NÃO CONVENCIONAIS OU PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANC)

São espécies de plantas comestíveis nativas exótica, espontâneas, silvestre ou cultivada, que fazem parte de todos os biomas brasileiros. Muitas dessas espécies de plantas são chamadas de “daninhas”, “inços”, “matos” e outras denominações pejorativas, pois suas utilidades e potencialidades econômicas são desconhecidas.
Epagri (1)

Essas espécies foram largamente consumidas pela população, e, por mudanças no comportamento alimentar, passaram a não fazer mais parte da cadeia produtiva e da alimentação habitual atual, perdendo espaço e mercado para outras hortaliças, como alface, rúcula, entre outras. Diante disso, o resgate e a valorização dessas hortaliças na alimentação representam um grande potencial no ponto de vista econômico, cultural, social e nutricional, beneficiando a agricultura familiar e respeitando os conceitos de sustentabilidade. A natureza continua apostando em nossa capacidade de perceber. E aí estão os “matos” comestíveis por toda a parte. Nascem por todos os cantos, cheios de energia, resistentes a pragas, tirando do solo mesmo pobre, em plena seca, o melhor, e de graça. Nada de comprar sementes “tratadas” e embaladas com veneno para não bichar. As sementes caem no solo, onde ficam guardadas e brotam na primeira oportunidade ou os galhos se encostam no chão e enraí- zam. Essas são nossas hortaliças não convencionais!! As mais encontradas em Urubici: Serralha, Capuchinha, Tansagem, caruru, azedinha, trapoeraba, picão branco, língua de vaca, Beldroega, dente de leão, mentruz.Epagri (4)

Portanto no dia 26 de julho 2016 foi realizado uma oficina culinária para as merendeiras da rede municipal de ensino de Urubici, no Cetrejo, onde foram apresentadas as Pancs e adicionadas na alimentação do dia a dia.

Foi um dia de grande aprendizado e de resgate de alimentos usados pelos nossos antepassados. A oficina foi organizada pelo escritório da Epagri de Urubici e ministrada pela nutricionista Elisabete Silva CRN10 4303.

Maiores informações com Cláudia Maria Schmitz – Extensionista da Epagri Urubici –  claudias@epagri.sc.gov.br | (49) 3233-8368

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close