epagri

São Joaquim sedia Etapa Regional do Prêmio Epagri Escola Ecologia

Linha de Apoio: Escola José Borges da Silva de Anita Garibaldi foi a vencedora da Etapa Regional da 10º edição do Prêmio Epagri Escola Ecologia

Com o objetivo de premiar as escolas como incentivo na ampliação do trabalho de Educação Ambiental Rural visando à construção de sociedades sustentáveis em parceria com instituições públicas e privadas e com a sociedade civil foi realizada a etapa regional do Prêmio Epagri Escola Ecologia “Marcia Mortari”. Com abrangências nas Regionais de Lages e São Joaquim, o evento foi realizado nesta quinta-feira, 25, na Agência de Desenvolvimento Regional, em São Joaquim e reuniu professores, alunos, colaboradores da Epagri e autoridades.

Epagri01

Participaram do Prêmio, sete escolas dos municípios de São Joaquim, Urubici, Painel e Anita Garibaldi, que abrangeu aproximadamente 450 alunos. A escola José Borges da Silva, de Anita Garibaldi foi a vencedora com o projeto de reciclagem de lixo, que envolveu 76 alunos. O segundo lugar foi conquistado pela Escola Nucleada Bernardo Henrique Warmeling, da comunidade de Santa Terezinha, de Urubici. Já a 3ª colocação ficou com a Escola Básica Municipal Octávio Antunes de Souza, da comunidade de Bentinho, de São Joaquim. Também participaram a Escola Santo Antonio, de Painel; Escola Nucleada Rio Vacarianos, de Urubici; e as escolas Maria Aparecida Nunes, do Arvoredo e Jarbas Amarante Ferreira, do Boava, ambas de São Joaquim.

O prêmio para o melhor colocado é uma viagem ao Jardim Zoológico de Pomerode nos dias 8 e 9 de setembro. Também foi realizada no Hall da ADR, a visitação à Exposição do Inventário Florístico de Santa Catarina e dos trabalhos das escolas e a palestra “Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina”.

Em nome dos alunos, Nicoly, da Escola do Boava, deixou uma mensagem, “Precisamos pensar no nosso futuro, vamos plantar árvores, afinal, se nós não fizermos quem irá fazer”, disse a aluna. Para encerrar o encontro, os alunos receberam como lembrança, uma muda de espécie florestal para ser plantada e servir como símbolo do evento e na contribuição a melhoria do ambiente.Epagri04

O gerente regional da Epagri, Nazaro Vieira Lima ressaltou a contribuição dos extensionistas e de toda a equipe da Epagri para a concretização do Prêmio Epagri Escola Ecologia. Também reforçou a importância do projeto para a conscientização e preservação do meio ambiente. “Os alunos e professores são imprescindíveis na multiplicação da preservação, e dessa forma, garantir as gerações futuras, ambientes tão bons, quanto o que hoje vivemos”, salientou.

A secretária executiva da Agência Desenvolvimento Regional – São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani destacou que as crianças precisam ser o exemplo na preservação do meio ambiente. “Vamos valorizar nosso meio ambiente, nossas riquezas. Plante uma árvore, plante o futuro”, afirmou.

O evento foi promovido pela Epagri, com o apoio do SC Rural. Também contou com as parcerias dos municípios, através das secretarias municipais de educação e agricultura, entre outros órgãos. A Exposição do Inventário Florístico de Santa Catarina permanece no Hall da Agência de Desenvolvimento Regional – São Joaquim até no dia 9 de setembro e é aberta ao público.

Informações Adicionais para imprensa Elenise Melo Nunes

Epagri03

Epagri02

Related Articles

Close