SESC e Prefeitura de São Joaquim convidam para apresentações do Sonora Brasil

por Fabiana Legnaghi 262 views0

SESC em Urubici e Prefeitura Municipal de São Joaquim convidam para apresentações do Sonora Brasil tendo como tema “Cantos de Trabalho”

O tema irá abordar exemplos de prática de cantos de trabalho ainda vigentes em alguns estados do Brasil, com predomínio da região nordeste, e terá um grupo representante de um segmento que produz repertórios a partir de pesquisas acadêmicas.

DESTALADEIRAS DE FUMO DE ARAPIRACA E MESTRE NELSON ROSA  (AL)

Formado por 5 mulheres da Região de Sítio Fernandes, município de Arapiraca(AL), e Nelson Rosa, mestre de coco de roda. Os cantos das  Destaladeiras  são entoados em várias vozes, com uma só voz no improviso dos versos tirado pelas líderes do salão; são em for de trovas rimadas e têm como característica serem arrastados e sem acompanhamento instrumental.

QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU (MA/PA/PI/TO)

Formado por 8 mulheres que trabalham na quebra do coco babaçu e que também exercem o papel de liderança na defesa e valorização do trabalho das quebradeiras. São cânticos entoados com voz firme e potente, e marcados pelo ritmo do machado e do porrete. As letras refletem uma postura crítica e questionadora diante das condições de vida das trabalhadoras.

ILUMIARA (MG)

O Ilumiara é formado por 5 músicos de Belo Horizonte que também são pesquisadores, sendo o único grupo que não está relacionado a uma prática da tradição. O grupo traz em seu espetáculo a contextualização histórico-social dos cantos de trabalho no Brasil.

 

APRESENTAÇÕES:

DESTALADEIRAS

Dia 25/11(sexta-feira)

HORÁRIO: 20:00

LOCAL: AUDITÓRIO ESCOLA BÁSICA MARTINHO DE HARO

Rua: Largo Aristorides Stadler, 19 – centro

 

QUEBRADEIRAS

Dia 26/11(Sábado)

HORÁRIO: 20:00

LOCAL: AUDITÓRIO ESCOLA BÁSICA MARTINHO DE HARO

Rua: Largo Aristorides Stadler, 19 – centro

 

ILUMIARA

Dia 27/11(domingo)

HORÁRIO:20:00

LOCAL:AUDITÓRIO ESCOLA BÁSICA MARTINHO DE HARO

Rua: Largo Aristorides Stadler, 19 – centro

Deixe uma resposta