Thera a primeira vinícola de Bom Retiro Serra Catarinense

por Fabiana Legnaghi 458 views0

A cidade de Bom Retiro na Serra Catarinense tem uma nova vinícola boutique que promete elevar ainda mais a qualidade dos vinhos finos de altitude. Seguindo três pilares conceituais: vinho, arte e natureza, a Vinícola Thera acaba de lançar dois rótulos: um Sauvignon Blanc e um Rosé.

thera-2O nome é uma carinhosa homenagem a Therezinha Borges Freitas chamada de Thera pelo marido Dilor Freitas, pioneiro na produção de vinhos finos em  Santa Catarina. Quem comanda o empreendimento é um dos filhos de Thera, João Paulo, ao lado da esposa Linda e Abner Freitas.

Assinado pelo enólogo Átila Zavarize, com passagens pela Chandon, Villa Francioni e Quinta da Neve, os vinhos vem com uma identidade única. Voltados para os brancos e espumantes, aproveitando o que a terroir tem de melhor. Os rosés e tintos serão produzidos em pequena escala. Esses serão elegantes e mais leves em relação ao que já é apresentado em São Joaquim.

thera-3O Sauvignon Blanc exprime as características únicas da terra e do clima das altas encostas da Serra Catarinense. Perfeito com frutos do mar, harmoniza com a maior tendência gastronômica do momento: cozinha Thailandesa e Asiática.

Já o Thera Rosé é a expressão do que a vinícola representa: com delicada coloração, demonstra toda sutileza e elegância de aromas e sabores que estão por vir. Para preservar a expressão da fruta, com notas de pequenos frutos vermelhos, como a pitanga, este Rosé não passa por barricas de carvalho.

thera-4A propriedade ainda não está aberta para visitação, mas o ano que vem o local já poderá contar com mais um importante ponto turístico. O wine bar na Fazenda Bom Retiro firmará a cidade como destino de inverno.

As mudas são certificadas originárias da França e da Itália. As variedades vitiviníferas são cultivadas pelo sistema espaldeiras (fileiras verticais), como nas videiras dos melhores rótulos do mundo, o que permite maior captação de sol e baixa produção por parreira, visando assegurar maior qualidade ao vinho. Predominante, os vinhedos estão voltados para variedades destinadas à elaboração de vinhos brancos e espumantes, tais como Sauvignon Blanc, Chardonnay, Pinot Noir, e também inclui Merlot, Carbernet Franc, Syrah, Malbec, Sangiovese, Montepulciano D’Abruzzo, entre outras cepas.

Alline Goulart – Assessora de Imprensa

Deixe uma resposta