PolíticaSerra Catarinense

Missão técnica da Bahia quer implantar modelo de agroindústrias do Cisama

Uma missão técnica de 15 pessoas lideradas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – ACAR, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional da Bahia veio à Lages sexta-feira (10) conhecer o programa de fomento à agroindústria familiar desenvolvido pelo Consórcio Serra Catarinense – Cisama. O modelo deverá ser replicado nos 27 escritórios de serviço territorial de apoio à agricultura familiar com abrangência naquele estado.

Entre os integrantes da comitiva, pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana, técnicos de serviço de inspeção animal e vegetal, economista e engenheiros ligados aos projetos de agroindústria. “Nossa missão é saber como o Cisama fez esse arranjo com os municípios, pois pretendemos aplicar esta metodologia nos territórios da Bahia”, disse Fernando Cabral coordenador geral do projeto da CAR.

Segundo ele, a meta na Bahia é implantar nos próximos três anos 600 agroindústrias familiares em parceria com as prefeituras, mas não estavam encontrando um meio legal de se viabilizar este processo. Através da Amures com a criação do Cisama, diversas agroindústrias familiares tem recebido consultoria e acompanhamento na Serra Catarinense.

Os visitantes foram recepcionados no auditório da Amures, onde receberam uma série de informações do diretor executivo do Cisama, Selênio Sartori. Depois foram à campo conhecer primeiro, a planta de pescados da Belo Peixe, em Lages. Em seguida foram à Capão Alto na Associação dos Produtores de Mel – Apromel.

Em Anita Garibaldi conheceram a fábrica de Embutidos Meneagazzo e em São José do Cerrito, o abatedouro de frango caipira Carú, além da queijaria Dona Hilda. À campo os visitantes foram acompanhados pela médica veterinária coordenadora do Programa de Atenção a Sanidade de Produtos Agropecuários do Cisama, Andressa Sfeffen Barbosa.
Por Oneris Lopes 
Associação dos Municípios da Região Serrana

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close