Missão técnica da Bahia quer implantar modelo de agroindústrias do Cisama

por Fabiana Legnaghi 529 views0

Uma missão técnica de 15 pessoas lideradas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – ACAR, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional da Bahia veio à Lages sexta-feira (10) conhecer o programa de fomento à agroindústria familiar desenvolvido pelo Consórcio Serra Catarinense – Cisama. O modelo deverá ser replicado nos 27 escritórios de serviço territorial de apoio à agricultura familiar com abrangência naquele estado.

Entre os integrantes da comitiva, pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana, técnicos de serviço de inspeção animal e vegetal, economista e engenheiros ligados aos projetos de agroindústria. “Nossa missão é saber como o Cisama fez esse arranjo com os municípios, pois pretendemos aplicar esta metodologia nos territórios da Bahia”, disse Fernando Cabral coordenador geral do projeto da CAR.

Segundo ele, a meta na Bahia é implantar nos próximos três anos 600 agroindústrias familiares em parceria com as prefeituras, mas não estavam encontrando um meio legal de se viabilizar este processo. Através da Amures com a criação do Cisama, diversas agroindústrias familiares tem recebido consultoria e acompanhamento na Serra Catarinense.

Os visitantes foram recepcionados no auditório da Amures, onde receberam uma série de informações do diretor executivo do Cisama, Selênio Sartori. Depois foram à campo conhecer primeiro, a planta de pescados da Belo Peixe, em Lages. Em seguida foram à Capão Alto na Associação dos Produtores de Mel – Apromel.

Em Anita Garibaldi conheceram a fábrica de Embutidos Meneagazzo e em São José do Cerrito, o abatedouro de frango caipira Carú, além da queijaria Dona Hilda. À campo os visitantes foram acompanhados pela médica veterinária coordenadora do Programa de Atenção a Sanidade de Produtos Agropecuários do Cisama, Andressa Sfeffen Barbosa.
Por Oneris Lopes 
Associação dos Municípios da Região Serrana

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>