Destaque

Goiabeira-Serrana: história e meio ambiente na Serra Catarinense

A disciplina de História está cada vez mais conectada com temas da atualidade.

Na EEB Padre Antônio Vieira, em Anita Garibaldi, as aulas vão além da teoria.

Coordenados pelo prof. Gil Karlos Ferri, no dia 29 de março os alunos do 7º ano II realizaram uma divertida saída de campo, unindo história e meio ambiente em um passeio repleto de aprendizados.

A atividade teve por objetivo o estudo de uma espécie nativa da região, a goiabeira-serrana (Acca sellowiana), e contou com a presença da pesquisadora dra. Samira Moretto – professora da Universidade Federal da Fronteira Sul e autora de uma tese sobre a domesticação e a disseminação da Acca sellowiana, defendida em 2014 na Universidade Federal de Santa Catarina.

Os estudantes puderam questionar e dialogar com a pesquisadora, conhecendo a importância ecológica da espécie e a necessidade de sua preservação. Além disso, dra. Moretto compartilhou suas experiências de viagens para pesquisar a história da planta, que espalhou-se por diversos países do mundo e tornou-se a base para diversos produtos como sucos, geleias, sorvetes e até vinhos.

Ao final da saída de campo, os estudantes puderam coletar e degustar as goiabas, provando e aprovando os deliciosos frutos nativos da Serra Catarinense.

Por Prof. Gil Karlos Ferri

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close