Prefeitos aprovam Plano de Gestão na Educação dos municípios

por Fabiana Legnaghi 0

Os prefeitos da Amures aprovaram na tarde desta quinta-feira (30), a contratação de serviço de consultoria coletiva aos 18 municípios da Serra Catarinense, para implantar o Plano Anual de Gestão Estratégica da Educação Municipal. Os primeiros encaminhamentos foram iniciados com os secretários municipais de Educação, através do Consórcio Serra Catarinense – Cisama, mas faltava a aprovação dos prefeitos para deflagração do processo.

O plano estratégico para a educação tem apoio das Gered`s – Gerência Regional de Educação de Lages e de São Joaquim e atenderá as demandas locais dos municípios com enfoque regional. O coordenador geral será o professor Carlos Eduardo Moreira, mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

O presidente do Cisama prefeito de Capão Alto Tito Freitas defendeu a necessidade do plano de educação, que resulte em mudanças efetivas na comunidade. “Esse programa será importante para busca de resultados de qualificação na educação”, avalizou Tito Freitas. A presidente do Fórum de Secretários Municipais de Educação – Forsem, Ana Maria Marcon dos Santos disse que o programa será uma ferramenta na busca de uma gestão mais eficiente na educação.

Contas aprovadas

A reunião no auditório da Amures iniciou com aprovação de contratos de rateio dos municípios com os serviços prestados pelo Consórcio de Saúde. Depois foram aprovadas as contas relativas ao exercício de 2016 e apresentado pela presidente do Consórcio, prefeita de Palmeira Fernanda Córdova, uma emenda de R$ 340 mil da deputada federal Carmen Zanotto para custeio de procedimentos, cujo recursos estão liberados.

O presidente da Amures prefeito de Otacílio Costa Luiz Carlos Xavier, está em viagem e foi representado na reunião pelo vice, o prefeito de Urubici Antônio Zili. O assessor de Assistência Social da Amures/Cisama, Lauro Santos fez um balanço da situação dos abrigamentos institucionais de crianças e adolescentes e destacou que na região há cerca de 20 mil famílias em situação de extrema pobreza.

Os prefeitos foram orientados também pela secretária executiva da Amures Iraci de Souza, sobre os convênios do transporte escolar, a importância de os prefeitos participarem em Brasília de 15 a 18 de maio, na Marcha dos Prefeitos e sobre um golpe que criminosos estão aplicando em alguns municípios, na área da educação.

Por Oneris Lopes 

Deixe uma resposta