Empresário Acari Amorin anuncia o nascimento do primeiro Núcleo de Tecnologia e Inovação em São Joaquim

por São Joaquim Online 0

Depois dos vinhos finos o próximo passo para o desenvolvimento de São Joaquim  é na área de Tecnologia e Inovação!

Numa iniciativa da Associação Empresarial de São Joaquim (Acisjo) e com a presença do presidente da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia), Daniel dos Santos Leipnitz, será formado no dia 17 de abril, na própria sede da Acisjo em São Joaquim, as 19 horas,  o primeiro núcleo de empresas já existentes e das novas que serão criadas na cidade com foco em tecnologia e inovação.

A Acate é referência como entidade representativa das empresas de tecnologia e inovação em Santa Catarina. Atua desde 1986 e tem participação decisiva no desenvolvimento de centros de tecnologia e inovação nas diferentes regiões do Estado.

O núcleo de tecnologia e inovação será o terceiro a ser criado dentro da Associação Empresarial de São Joaquim, ativada desde o ano passado. O primeiro núcleo foi formado por jovens empreendedores e o segundo pelas vinícolas da cidade.

O empresário e ex-presidente da Vinho de Altitude, Acari Amorim , que participa da formação dos diferentes núcleos, acredita que a Associação Empresarial  será o pólo de irradiação de um amplo ambiente favorável  ao fortalecimento dos atuais negócios e estimular o surgimento de  novos empreendimentos que  vão gerar novos empregos e mais renda na cidade. “Precisamos fortalecer ainda mais a economia da cidade, que vem crescendo num ritmo médio muito alto, de 20% a cada um dos últimos três anos, para que a Prefeitura tenha mais recursos e invista mais em saúde, educação, transporte, melhores acessos aos bairros e distritos, entre outros serviços”.

O objetivo da formação do núcleo de tecnologia e inovação é estimular as empresas já existentes e incentivar a criação de novas, ligadas principalmente ao agronegócio e ao turismo como um todo. A formação em especial desse núcleo terá o apoio, além  da Associação Empresarial local,  da Acate, da Prefeitura Municipal e da ADR (Agência de Desenvolvimento Regional).  De forma conjunta, a ideia é encontrar logo um local para a instalação de empresas de tecnologia e inovação já formadas e das novas que serão criadas.

Santa Catarina é o estado que mais cresce em número de colaboradores na área de tecnologia  e inovação, envolvendo principalmente jovens.  No total hoje somam cerca de 3 mil empresas, 5 mil sócios e mais de 47 mil  funcionários, segundo levantamento da Acate.. Essas empresas faturam R$ 11, 4 bilhões, o que já corresponde a 5% do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense.

Deixe uma resposta