Profissionais da Educação participam de capacitação na Amures

por São Joaquim Online 176 views0

Secretários municiais de Educação e técnicos das prefeituras de toda Serra Catarinense estão participando desde a manhã desta quinta-feira (06), no auditório da Amures de uma capacitação voltada a operacionalizar o Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec), com a consultora de Educação Gilmara da Silva.
Este sistema nada mais é do que um portal operacional e de gestão do MEC, que trata do orçamento e monitoramento das propostas on-line do governo federal na área da educação. É através do Simec que os gestores verificam o andamento dos Planos de Ações Articuladas – PAR, em seus municípios.

Para alguns gestores de educação, o Simec é uma ferramenta nova e a capacitação ajudará os municípios a implementar as políticas de melhoria da qualidade da educação e sobretudo, da educação básica. Através do PAR, o município tem o compromisso de produzir um diagnóstico da realidade educacional considerando a gestão educacional, a formação de professores e de profissionais de serviço e apoio escolar; práticas pedagógicas e avaliação; infraestrutura física e recursos pedagógicos.

O que explicou Gilmara da Silva é que existem ações do PAR pendentes do ciclo de 2011 a 2014 e há os compromissos referentes de 2016 a 2019 que devem ter cuidados especiais para preenchimento de dados. “É importante frisar que as emendas parlamentares da educação só são liberadas aos municípios depois de iniciado o preenchimento dos dados do diagnóstico da educação”, alertou.

Ela destaca, ainda, que sem os dados do PAR preenchidos, os municípios não têm acesso as emendas e nem acordos de colaboração. “O PAR ao ser preenchido exige cuidados técnicos, políticos, legais e de financiamentos de acordo com o Plano Municipal de Educação e do Plano Plurianual. Esses municípios terão ainda, de ter condições de bancar com contrapartida das obras”, reiterou Gilmara da Silva.

A secretária executiva da Amures Iraci de Souza, disse que as capacitações técnicas são uma das prioridades do presidente da Amures, Luiz Carlos Xavier. Para a presidente do Fórum de Secretários Municipais de Educação – Forsem, Ana Maria Marcon dos Santos, esta parte técnica é fundamental para o planejamento e a busca de resultados.

“Esta capacitação vai nos permitir planejar melhor a educação para não perder recursos assegurados e buscar novos recursos para fortalecer a educação nos municípios”, reconhece Ana Maria Marcon. O Gerência Regional de Educação de Lages – Gered, Humberto Aloízio de Oliveira participa da capacitação que se estende até final da tarde e disse que a profissionalização da educação é fundamental para a estruturação do ensino.

Por Oneris Lopes

Deixe uma resposta