Alunos de Anita Garibaldi visitam Epagri e Villaggio Bassetti em São Joaquim

por Fabiana Legnaghi 0

No dia 03 de maio a Estação Experimental da EPAGRI, em São Joaquim, recebeu estudantes interessados em sua trajetória de pesquisas. A visita faz parte do projeto História & Vitivinicultura, desenvolvido pelo prof. Gil Karlos Ferri com os alunos da EEB Padre Antônio Vieira, de Anita Garibaldi.

Durante a visitação, o gerente Marcelo de Liz e o técnico Miguel Ângelo guiaram a turma pelos pomares e instalações da estação experimental, apresentando um histórico da instituição e suas principais pesquisas, com destaque para os trabalhos com cultivares de clima temperado.

Os estudantes puderam conectar os novos aprendizados com os conhecimentos escolares, ampliando assim a visão sobre a própria história regional. Também perceberam a importância da EPAGRI para o desenvolvimento científico e econômico de Santa Catarina e do Brasil.

Ao final da visita, os estudantes aproveitaram o tempo livre desfrutando o belo cenário em volta ao lago da estação, com cerejeiras colorindo a paisagem nos mais variados tons do outono serrano.

Vinícola Villaggio Bassette

A vinícola Villaggio Bassetti recebeu no último dia 03 de maio uma turma pra lá de especial. Trata-se do projeto História & Vitivinicultura, organizado pelo prof. Gil Karlos Ferri da EEB Padre Antônio Vieira, de Anita Garibaldi. Através do projeto os estudantes estão conhecendo as vinícolas serranas e aprendendo história regional de uma maneira dinâmica e divertida.

Na atividade, os alunos foram recepcionados pelo casal-proprietário, José Eduardo Bassetti e Eliana Ribas Bassetti. As explicações foram conduzidas por José Eduardo, o qual apresentou os vinhedos e as instalações da vinícola, destacando os métodos da produção do vinho e repassando conhecimentos das mais diversas áreas para os estudantes.

Além dos aprendizados adquiridos, os estudantes participaram de uma tradicional sapecada de pinhão, confraternizando entre colegas e valorizando a araucária, árvore símbolo do planalto sul-brasileiro. Os tons do outono deixaram a paisagem ainda mais charmosa, em uma vinícola que, conforme salientou o prof. Gil, traz um pouco da Toscana para a Serra Catarinense.

Por Prof. Gil Karlos Ferri

 

Deixe uma resposta