AMAP se posiciona em relação ao preço da maçã e espera uma reação no mercado

por São Joaquim Online 0

A Associação de Produtores de Maçã e Pêra de Santa Catarina a AMAP reagiu na tarde desta última terça-feira dia 9 de Abril após a divulgação da empresa Fischer sobre o preço da maçã, a empresa que foi a primeira a divulgar o preço de 2017 da maçã da variedade gala pago aos produtores posicionou seus valores entre R$ 1, 30 a 45 centavos. Tal divulgação não desagradou somente os produtores mas também a AMAP que destacou ser devidamente um momento inoportuno para a divulgação do preço da maçã.

Segundo o Presidente da AMAP, Rogério Pereira – Pirata, o que ocorre é que historicamente todo fim de safra  preço não é o melhor de todos, porque há muita maçã ruim no mercado, muitos vendedores de caixa aberta, o que resulta numa desvalorização em termos de preço.

Já este preço divulgado pela Fischer causou um certo espanto e os produtores, de modo geral, não estão satisfeitos com o valor praticado, pois esperavam bem mais, principalmente pelo fato de ser uma das melhores safras dos últimos anos em termos de escala de produção e teor qualitativo. Informou a AMAP.

O Presidente da AMAP Rogério Pereira aconselha que os produtores devam se dirigir até as suas empresas compradoras para que possam detalhar melhor o preço da maçã, por enquanto apenas a Fischer divulgou o preço e seria de bom intento que os produtores façam isso o quanto antes. Reiterou a Associação.

-“O preço não está bom porque há muita maçã ruim no mercado, não é o momento ideal para lançar o preço da maçã, mas assim que as frutas de baixa qualidade saírem do mercado e preço deverá reagir e é a este preço que devemos nos ater, em virtude de que temos uma das melhores qualidades de produção. Todos devem saber que o produtor está cumprindo a sua parte que é entregar essa maçã de altíssima qualidade, o custo de produção aumentou violentamente e está onerando e muito o produtor . então devemos rever e este fator competitivo, pois nas gôndolas dos mercados a maçã está com o preço lá em cima.” Disse Rogério Pereira

A AMAP está avaliando a situação em vários municípios que produzem maçã para avaliar se este contexto está dentro dos parâmetros estabelecidos pelo mercado nacional.

Deixe uma resposta