Manchete

Qualidade genética e melhoramento bovino marcaram a 3ª Edição da EXPOARCS em São Joaquim

As Raças produzidas nos Campos de Cima da Serra

A Cidade de São Joaquim recebeu neste último final de semana a 3ª Edição da Expoarcs que ocorreu no Parque Nacional da Maçã em paralelamente ao tradicional Torneio de Laço do Piquete Malarriado. A exposição é o evento mais importante promovido pela Associação Regional de Cabanhas de Cima da Serra – ARCS que conta com a presença de diversos produtores das cidade de São Joaquim, Bom Jardim da Serra e Urubici.

A exposição tem, justamente o Intuito de mostrar o melhoramento genético do gado dos Campos de Cima da Serra e já aclimatados na região.

Expoarcs 2017 – Julgador  Dr. Hernani Nerbass Borges ao fundo avaliando o porte físico dos animais.

Entre as novidades da 3ª edição da Expoarcs foi a vinda do Dr. Hernani Nerbass Borges, um dos fundadores do centro de Ciências Agroveterinárias e professor há mais de 35 anos no CAV em Lages e que atuou com julgador da exposição avaliando e premiando machos e fêmeas de 03 categorias: Machos e Fêmeas de 0 a 12 meses; Machos e Fêmeas de 13 a 18 meses e Machos e Fêmeas acima de 19 meses. Premiando também o grande campeão reservado e das categorias concorrentes e multi-raças.

Outra diferenciação foi o número de animais participantes da 3º Expoarcs – 50 bovinos 06 equinos, praticamente o dobro da edição anterior. Além disso houve tempo para desfile de bovinos e equinos além da exposição do  gado rústico nas mangueiras.

Ex-Deputado Federal Rivaldo Macari ao lado do criador Mateu Durand que se consagrou com o Supremo Grande Campeão da edição 2017 da Expoarcs. 

O público que esteve presente nos três dias de exposição puderam ver de perto o melhoramento genético e a qualidade que os produtores dos campos de cima da serra já puderam empregar nas raças Charolês, Devon, Hereford, Braford, Pollen Hereford, Brangus e Aberdeen Angus.

Para o Prefeito Giovani Nunes o evento é um grande sucesso e já conta com o apoio da Prefeitura de São Joaquim para o próximo ano:

-“Como podemos ver o evento já é um sucesso e vem crescendo a cada ano, demonstrando a qualidade dos animais e gradativamente melhorando com genética padronizada. Então a gente agradece a ARCS por todo o empenho que vem fazendo pela pecuária de São Joaquim e da região, já que tem produtores de Bom Jardim, de Urubici e de São Joaquim, enfim, da Região Serrana. Tenho certeza que esta terceira exposição  já foi sucesso e estamos no programando para 2018, já para quarta edição e também tem o apoio  Prefeitura Municipal. Pois, queremos que seja sempre aqui em São Joaquim a realização deste grande evento que está engrandecendo a nossa economia.” Comentou o Prefeito Giovani Nunes.

A Cabanha Esperança criadora da raça Braford demonstrou na Expoarcs que o trabalho tem o envolvimento de toda uma família. A União em primeiro lugar!

Para o Presidente da ARCS o Sr. Arantinho Cardoso a edição 2017 da EXPOARCS foi um sucesso total:

Arantinho Cardoso – Presidente da ARCS 

-“Dobrou a participação e o tamanho do evento em relação aos outros anos, foi uma exposição que realmente trouxe uma genética de extrema qualidade, e também é o que chama atenção, é que, cada ano que passa vêm aumentando e melhorando a genética. E esse ano foi com a inovação de que teve um julgamento que escolheu os melhores exemplares da exposição. Isso deu um fôlego a mais para nossa EXPOARCS, para a nossa Associação de Criadores e dos sócios… Foi motivador saber que a cada ano os produtores vão melhorar ainda mais e genética de seus rebanhos.

Eu queria agradecer a Prefeitura Municipal a Secretaria de Turismo e a Secretaria de Agricultura que não pouparam esforços para que esse evento ocorresse. E também ao Daniel da Florestal que forneceu a cama do nosso gado e enfim, a todos nossos patrocinadores que fizeram todo o apoio para que essa terceira edição de se tornasse este grande sucesso”. Finalizou o Presidente da ARCS –  Arantinho Cardoso.

Vejas as imagens:   

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close