Destaque

Galeria de Arte da Villa Francioni recebe o talento do artista plástico e jornalista italiano Walter Tommasi

Galeria de Arte da Villa Francioni recebe o talento do artista plástico e jornalista italiano Walter Tommasi

Criações do renomado artista plástico italiano, Walter Tommasi, estarão expostas na vinícola em São Joaquim, a partir deste sábado, dia 28 de outubro na exposição que traz obras feitas com colagem, mosaico e marchetaria. A mostra “Olhares em retrospectiva – 40 anos” contará com trabalhos distribuídos em três fases, que marcam seus 40 anos de trajetória profissional, integrando belas pinturas sobre vinho.

Essa exposição promete surpreender o público com a inclusão de obras antigas de seu acervo. Entre as artes exibidas, estarão as desenvolvidas com a técnica de xilopintura: “M” de 1997; “Solitude” de 1992; “O Ser” de 1991; juntamente com suas obras mais atuais de marchetaria com mosaico: “O Pirata Bonachão”, de 2016; “Crucifixo da Paixão” de 2016; “Belle Epoque”, também de 2016; e a “In Your Eyes” de marchetaria, ano 2017, entre outras.

Além de artista plástico, Tommasi também é jornalista, atuando como editor da revista Go Where Gastronomia, palestrante e consultor de vinhos. Iniciou nas artes com a técnica de óleo sobre tela, passando para outras experiências com aquarela, recortes, metal, acrílica, escultura, encáustica, xilogravura, marchetaria, xilopintura e colagem com mosaico.

“Sempre fui um apaixonado por todo tipo de manifestação artística. Nos anos 90 decidi buscar uma nova técnica de linguagem, e a escolha recaiu em um blend de colagem com mosaico. O resultado foi a criação de obras com rótulos de vinhos caros que, após descartados, voltam a exercer seu papel inicial ocupando a superfície junto às bordas de minhas obras. Em 2009 iniciei o ciclo artístico com a marchetaria. A xilopintura e a colagem com mosaico foram adotadas em sequência” comenta o artista.

O pintor já participou de diversas coletivas e salões de artes por todo o Brasil, conquistando diversas premiações. Suas obras já foram expostas na Bienal Nacional de São Paulo, Bienal de Artes de Brasília, Embaixada Americana, Galeria de Arte da UNESP, no Museu de Arte de Brasília, Memorial da América Latina, Museu de Arte Contemporânea de Campinas, entre outros.

Galeria Villa Francioni

Fundada em 2005, a Galeria de Arte da Villa Francioni já recebeu grandes nomes nacionais e internacionais, como os catarinenses: Juarez Machado, Vera Sabino, Martinho de Haro, Meyer Filho, Pléticos, Rodrigo de Haro, Suely Beduschi e Rodrigo Cunha, do Porto-Alegrense, Luciano Martins, e dos franceses, Auguste Rodin e Camille Claudel.

Exposição Walter Tommasi

Data: 28/10/2017

Horário: 15 horas

Local: Galeria de Arte da Villa Francioni

São Joaquim – SC

Entrada Gratuita

 

Por Rute Enriconi

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close