Política

Colombo assina convênio para mapear áreas de risco geológico e hidrológico em SC

O trabalho terá duração de 18 meses contando a partir da data de publicação no diário oficial do Estado

O governador Raimundo Colombo assina nesta quarta-feira, 8, no Centro Administrativo em Florianópolis, às 10h30, um convênio de R$ 20 milhões com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), vinculado ao Ministério de Minas e Energia, e um protocolo de intenções com as Universidades do Estado de Santa Catarina (Udesc), Regional de Blumenau (Furb) e com a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).

O convênio terá o objetivo de realizar o mapeamento de todas as áreas de risco geológico e hidrológico, classificando em risco baixo, médio, alto e muito alto em Santa Catarina. O trabalho terá duração de 18 meses contando a partir da data de publicação no diário oficial do Estado.

Já o protocolo de intenções visa a criação e a implementação da Escola Estadual de Proteção e Defesa Civil, bem como a realização de projetos de ensino, pesquisa e extensão conjuntos voltados à redução de riscos e de desastres que afetam a sociedade catarinense. As atividades referentes ao projeto Gides (Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais) serão desenvolvidas administrativamente pela Udesc, sob a coordenação da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), com apoio técnico acadêmico da Furb.

As demais atividades serão desenvolvidas pelas universidades que integram o sistema Acafe, mediante à celebração de convênios, ou acordos de cooperação técnica que regularão os respectivos projetos com o apoio técnico financeiro da Secretaria de Estado da Defesa Civil. O protocolo que será assinado é de mútua cooperação entre as instituições e não há custos ao Estado.

Participam dos atos o secretário da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli; o diretor de Departamento Sabo da Secretaria de Gestão de Águas e Preservação do Território do Ministério da Terra, Transportes, Infraestrutura e Turismo do Japão (MLTI), Junichi Kurihara; chefe da equipe japonesa do Projeto Gides, Takao Yamakoshi; e o gerente de projetos do Departamento Sabo, Naoto Yamagami.

Rafael Vieira de Araújo | Secom

Related Articles

1 thought on “Colombo assina convênio para mapear áreas de risco geológico e hidrológico em SC”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close