Política

São Joaquim no plano de obras do Governo Federal – Entenda o programa que retoma obras paralisadas em todo Brasil

Programa foi lançado nesta última quinta-feira (9) em cerimônia no Palácio do Planalto. Objetivo é retomar mais de 7 mil obras inacabadas em todo o País até 2018.

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de milhares de brasileiros, o Governo do Brasil lançou, nesta quinta-feira (9), o Agora, é Avançar. O programa prevê a retomada e conclusão de obras de infraestrutura durante o ano de 2018.

Vereador Carlinhos Tenente e o Prefeito de São Joaquim Giovani Nunes  em reunião no gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – Gilberto Kassab.  A ação do vereador e do prefeito foram essenciais para realocar São Joaquim no plano das cidades digitais do Governo Federal. 

 

O Município de São Joaquim possui um investimento federal em um projeto já aprovado desde 2014 na tipificação de Cidades Digitais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.  A última data de referência foi em 30 de outubro deste ano, ao qual o Governo Federal resolveu retomar o projeto. O  sistema de cidades digitais visa melhorar a capacidade do cabeamento de fibra ótica em toda a cidade, assim como entregar softwares de gestão publica, aperfeiçoamento e treinamento de servidores públicos em tecnologia de gestão e oferecer internet livre em diversos pontos do município.   

Além disso, também está nos planos do  Ministro Gilberto Kassab, prometido ao Vereador Carlinhos Tenente  e ao Prefeito Giovani Nunes, para  que São Joaquim se torne a primeira cidade do Brasil a testar a internet gratuitamente via satélite  do Governo Federal que entrará brevemente em operação  levando a internet de alta velocidade a toda a cidade e também a pontos remotos e do interior.

O Recurso já foi investido restando apenas conclusão da obra física. (Nota da Redação)

Site do governo federal já coloca as obras em São Joaquim na agenda Federal.

As obras possuem alto impacto social, sendo que a retomada desses empreendimentos é um passo em linha com o processo de retomada de crescimento do País. Confira os grandes destaques do programa:

Quais são os projetos?

As obras que integram o programa abrangem áreas que vão desde educação – com a recuperação de creches e obras de habitação – até infraestrutura, com a retomada de obras em aeroportos regionais e rodovias, por exemplo. No total, são 7.491 projetos em todas as regiões.  

Como as obras serão financiadas?

O programa é interministerial e os recursos para retomar virão do Orçamento Geral da União, do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e empresas estatais como Caixa Econômica Federal, Petrobras e Eletrobras. No total, os mais de 7 mil projetos terão investimentos na ordem de R$130,9 bilhões até dezembro de 2018.

Qual o cronograma previsto?

O calendário de retomada prevê que todas as obras sejam finalizadas em dezembro do ano que vem. A execução será constante e a fiscalização, intensa. Isso porque todo cidadão poderá acompanhar o andamento das obras em tempo real por meio do site www.avancar.gov.br ou por meio do aplicativo Avançar, desenvolvido pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Imagem Dionata Costa

Com informações do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão 

Related Articles

1 thought on “São Joaquim no plano de obras do Governo Federal – Entenda o programa que retoma obras paralisadas em todo Brasil”

  1. O que São Joaquim deveria fazer é manter as estradas do interior em condições de uso permanente e não só correr atrás na safra que tem que escoar. Conheço a localidade de Despraiado e tem períodos que ir para la se torna uma romaria. A Cidade depende da aptidão dos seus agricultores e eles dependem da Prefeitura para tornarem suas propriedades viáveis financeiramente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close