Destaque

Denominada Padre Edilson José de Souza a rodovia SC – 390

Trecho compreendido entre os municípios de Capão Alto até Campo Belo do Sul

Foi aprovado hoje (05.12.17), no Plenário da Assembleia, em primeiro turno, o PL/0154.7/2017, de autoria dos deputados Fernando Coruja e Romildo Titon,  denominando Padre Edilson José de Souza a rodovia SC – 390, no trecho compreendido entre os municípios de Capão Alto até Campo Belo do Sul.

Edilson José de Souza nasceu no dia 22 de janeiro de 1966 em Lages/SC, filho de Erich Candido de Souza e Irma Schmidt de Souza, deixou sua terra natal em busca de oportunidade em Curitiba. Oito anos mais tarde recebeu o certificado de torneiro mecânico profissional, atividade a qual se dedicou por certo tempo.Edilson ingressou na vida missionária, quebrando um paradigma por ser o primeiro membro da família a optar pelo caminho da religiosidade. Com 25 anos, iniciou sua jornada de fé até concluir os estudos de teologia. No ano de 1996, confirmou seus primeiros votos de pobreza como missionário do Sagrado Coração de Pirassununga, São Paulo, de onde foi transferido para o Equador em missões religiosas e humanitárias. Entretanto, por sua mãe estar enferma, sentiu necessidade de ficar mais próximo a família, foi quando entrou na Congregação Diocesana, deixando assim de ser missionário.

Em 2000, ordenou-se Diácono em Santa Izabel, na cidade de São Joaquim, pelo Bispo Diocesano Dom Honeres Marchiore, sendo em seguida designado para exercer a função de Diácono em Campo Belo do Sul, onde criou suas raízes.No dia 21 de abril de 2001 foi ordenado Padre na cidade de Otacílio Costa/SC, atuando como Vigário e Pároco em Campo Belo do sul por oito anos.

Em 2008 trocou o altar pela vida pública, sendo candidato a prefeito em Campo Belo do Sul, sendo derrotado por 55 votos. Resultado este que trouxe como conseqüência investida oposicionistas que o obrigaram a sair de Campo Belo do sul, voltando em 2010, atendendo apelos de fiéis e de segmentos da população voltou ao município, sendo novamente candidato a prefeito e desta vez vencendo a eleição com uma diferença de 605 voto, usando a frase “Eu estou Prefeito. O que eu sou realmente é Padre”. Assim se definia padre Edilson.

Foi o primeiro padre a se eleger prefeito na história da Serra Catarinense. Em 2013 foi presidente da AMURES, Associação dos Municípios da Região Serrana, entidade que engloba os municípios da Serra Catarinense. Colocando a disposição para servir a região, sua premissa era: Organização, Planejamento e Estudo.

Em sua gestão de presidente da AMURES, estava o projeto de reforma da SC-390, que liga Campo Belo do Sul à BR-416. Em 2014 foi conduzido a presidente do CISAMA, Consórcio da Serra Catarinense. Como presidente foi responsável pelo programa de agroindústrias familiares e agilizou os convênios com a FUNASA, Fundação Nacional da Saúde, para que os municípios alcançassem os recursos para implantar os sistemas de saneamento básico.

No ano de 2016 foi eleito para presidir o Consórcio de Saúde, que abrange os municípios da Região Serrana. Como presidente estabeleceu como meta descentralizar os procedimentos de baixa complexidade para hospitais do interior.

Ainda em 2016, concorreu a reeleição para o governo municipal para o mandato de 2017 a 2020, sendo reeleito. Foi diplomado em 14 de dezembro de 2016 para assumir, mas foi impedido pelo acidente na noite de 24 de dezembro de 2016 por volta das 20:30 horas NA BR 116, Km 360. Padre Edilson José de Souza perde a vida ao colidir no barranco, o veículo Vectra pertencente a Prefeitura Municipal de Campo Belo do Sul.

Padre Edilson era conhecido pela sua simplicidade, carisma e atuação como padre e como administrador municipal. Este homem de sandálias simples que caminhava entre sapatos finos, deixa um legado de várias obras, conquistas e ações em prol do município e das causas sociais.Este homem que foi ordenado com roupas emprestadas viveu simples, amou sua família, a igreja a política e nunca se cansou de declarar seu amor por Campo Belo do Sul e por Nossa Senhora do Patrocínio.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close