Manchete

CEPEA: Safra da Maçã 2018 já sinaliza menor volume, mas a qualidade continua surpreendente

Colheita já se inicia neste mês em São Joaquim

Pomar Zandonadi em São Joaquim – Safra 2018

A produção de maçã da safra 2017/18, com colheita a partir deste mês, pode ser menor que a anterior. Agentes do setor, que realizaram análise do campo, esperam volume de 20% a 30% inferior, principalmente após geadas e granizos registrados nas regiões produtoras durante o período de frutificação.

Outro fator que pode limitar a produtividade é a presença de pedúnculos mais curtos em função do frio ameno – o pedúnculo curto pode não proporcionar boa fixação, causando quedas das maçãs das árvores e gerando frutas com calibres menores. Além disso, devido à alternância de produção da fuji, o volume também deve se reduzir.

De certa forma, a produção expressiva em 2016/17, sobretudo em São Joaquim (SC), causou problemas com armazenamento (o volume colhido ultrapassou a capacidade das câmaras), atrasando a colheita. Esse cenário reduziu o período de dormência das árvores, fazendo com que a recuperação de nutrientes fosse menos intensa para a nova safra.

Além disso, o atraso se estendeu para a brotação e a florada plena em todas as regiões, devido à baixa incidência de chuvas no período. As horas de frio registradas nas regiões produtoras também foram insuficientes para uma brotação uniforme, com exceção de algumas cidades serranas.

 

Rogério Pereira – Presidente da AMAP

De acordo com Rogério Pereira, Presidente da Associação dos Produtores de Maçã e Pêra de Santa Catarina – AMAP, a demasiada safra do ano passado frustou muitos produtores que tiveram um grande aumento de frutos e trabalho e sofreram com uma drástica redução do valor da maçã, além disso, a safra para 2018 apresentou uma grande alternância nos pomares fazendo com que as macieiras produzissem menos frutos, porém a qualidade se manteve e seja, talvez, superior a de muitos anos. O que se espera agora é uma melhora significativa dos preços da maçã devido a essa redução da safra e excelente qualidade da fruta. Informou o Presidente da AMAP Rogério Pereira.

Com Informações do HF Brasil

Related Articles

1 thought on “CEPEA: Safra da Maçã 2018 já sinaliza menor volume, mas a qualidade continua surpreendente”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close