Clima

Quarta-feira de cinzas e de geadas em São Joaquim

Frio.... Frio... Frio...

Diziam os antigos, na região de São Joaquim, no alto da Serra Catarinense, que o verão terminava quando entrava a viração (modo de se falar do vento frio) da quarta-feira de cinzas e que os moradores já começavam a respirar o típico ar de inverno da cidade mais fria do Brasil.

Embora esses dizeres populares e antigos tivessem certa fundamento no assunto, o verão, desde o início da temporada, trouxe à São Joaquim neste amanhecer  de quarta-feira de cinzas a 9ª geada do veraneio. Isso tudo deu a sensação de que, praticamente, não houve verão, pelo menos em São Joaquim onde as temperaturas baixas se demonstraram amenas e com a fortuita tendência de bater o recorde de frio no verão.

As imagens captadas no Vale do Caminhos da Neve, há cerca de 3km do centro de São Joaquim, no gélido amanhecer de quarta-feira de cinzas mostram uma natureza deslumbrante com uma fina camada de gelo recobrindo os pontos mais frios dentro do vale onde a “temperatura da relva” chegou a ficar negativa.

De acordo com o Climaterra, a baixa temperatura se deu por conta de uma massa polar que está atuando no estado de Santa Catarina. A menor temperatura foi registrada na casa do 4.8ºC em São Joaquim, no Vale do Cruzeira pela Estação Fernando Keiser.

Curiosidades

Até agora é o fevereiro mais frio desde 2008 (10 anos!) na estação do INMET/S.Joaquim, 16,1°C

Curiosidade, há 9 anos que não temos um verão tão ameno no topo da serra o último foi em 2008/2009 e perde por apenas 0,3°C! Possivelmente em boa parte de SC deve estar em situação semelhante, ou desde 2013 ou 2009.

Já Climaterra, também em São Joaquim, é o fevereiro mais frio desde 2002, ou o segundo mais frio em 21 anos de dados! 16,5°C (-1,2°C).

Imagens Mycchel Hudosonn Legnaghi / São Joaquim Online

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close