|

Deputado repudia medida do Estado que visa cortar recursos de Apaes

Parlamentar vai pedir  explicações da Secretária Estadual da Saúde

O deputado estadual Dirceu Dresch está preocupado com a situação pela qual estão passando as Associações de Paes e Amigos dos Excepcionais – Apaes do Estado. Elas foram comunicadas, no mês de fevereiro, pela Secretaria de Estado da Saúde, de que o órgão fará uma redução que pode chegar a 70% nos recursos destinados às unidades da Apae, que dispõem de equipes multidisciplinares para o atendimento dos alunos portadores de necessidades especiais.

Dresch apresentou e teve aprovada nesta terça-feira, 9,  moção solicitando que a Secretaria de Saúde não reduza os valores repassados às Apaes e um pedido de informação para saber os volumes repassados às instituições e tomar ciência dos motivos que levaram o governo do estado a comunicar a diminuição drástica dos recursos.

“Estamos muito preocupados. Há uma reclamação muito grande nos municípios, principalmente do interior, onde as Apaes não dispõem de apoio de grandes empresas e têm nos recursos públicos a principal fonte para manter os trabalhos das equipes”, afirma Dresch.

A manutenção da equipes multidisciplinares – que agregam o trabalho de psicólogos, médicos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, neurologistas, pediatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e pedagogos – é subsidiada pelo Sistema Único de Saúde, o qual repassa os recursos aos estados, conforme o número de Apaes conveniadas. A diminuição dos recursos está relacionada com o fato de o governo estadual credenciar um número maior de entidades, sem a devida alteração na base de dados do Ministério da Saúde, que continuou revertendo ao estado o valor correspondente às unidades que estavam incluídas na série histórica de 2008, conforme a portaria nº 2867. Como as novas entidades foram cadastradas depois disso, não estão incluídas.

Até o ano passado essa diminuição de recursos era compensada com aporte orçamentário do governo do Estado que agora decidiu não compensar mais esse custo, colocando em xeque o atendimento das equipes multidisciplinares das Apaes. “O governo estadual não pode interromper um serviço tão especial e importante para os excepcionais. E ao que tudo indica, houve negligência do Estado no processo de credenciamento das Apaes”, opina Dresch.

Imagem: Toninho Goulart | Apae de São Joaquim

Assessoria do Deputado Dirceu Dresch para o São Joaquim Online

Leia Também:

  1. SDR São Joaquim e FCCE assinam convênio com APAES da Região
  2. DEPUTADO BORNHAUSEN RECLAMA CONTRA CORTE DE RECURSOS PARA PREVENÇÃO
  3. Deputado da Serra Catarinense ameaça ir ao supremo contra Medida Provisória
  4. Governo Federal libera recursos para municípios atingidos pela estiagem em SC
  5. Dresch participa de mobilizações da agricultura familiar no Oeste do estado nesta quinta-feira

3 Comentários para “Deputado repudia medida do Estado que visa cortar recursos de Apaes”

  1. Pois é….ano de eleição é assim mesmo, tem que tirar dinheiro de algum lugar, o funcionalismo não aguenta mais defasagem salarial por causa dos inúmeros afilhados que precisavam ficar nos cabides, e agora que tem gente com pé no senado estamos propensos a este tipo de coisa ou seja, depois do meu estar garantido que o circo ou melhor o estado pegue fogo e tem gente que não vê, ou por que mamou um pouquinho na teta vai entregar até a alma. Até a APAE isso é inadimissível gente que absurdo!!!!!

    '

  2. É inacreditável que o governo pense em cortar recursos nesta área, justamente uma das mais importantes…
    é necessário um posicionamento de toda a sociedade portestando contra esta barbaridade…enquanto isto, políticos enfiam maços de dinheiro nas meias e cuecas…
    Parabéns pela denúncia!!Vamos continuar acompanhando…

    '

  3. Uma entidade que realmente presta serviço conforme as necessidades da clientela.É lá que eles se sentem bem e valorizados.É na APAE que se tem condições de acolher verdadeiramente. Inclusão nas escolas é para a criança ou adolescente que tem pequenas limitações.
    Precisam diminuir os recursos para sobrar para “outras coisas”.
    Já é uma vergonha os ´profissionais que trabalham com pessoas especiais não receberem seus salários como habilitados. Valha-me Deus!

    '

Deixe um Comentário

Arquivo

Publicidade

- - - - - - -

Mural de Recados

Previous Next
Últimos Recados 29, 16:55 pm

rararara: atolado no centro kkkk imagina os bairros...que vergonha

PELICANO: Charliston! Você está coberto de razão, é uma verdadeira vergonha nossa cidade. Nossos representantes políticos, também. A SDR faz muito pouco pela cidade, e o prefeito menos ainda. Divulgar nossa cidade em rede nacional para atrair turista e eles chegam aqui para ver esta vergonheira. Melhor deixar sem divulgação, pelo menos nós joaquinenses não passaremos vergonha. Eu faço minha parte, mas quem tem maior obrigação de melhorar nossa cidade, é o poder público.

Charliston Spolti: Mas primeiramente antes de divulgarmos a nossa cidade temos que arrumar ela, da qual forma que todos os turistas que aqui vêem se sintam gratos com o atendimento do povo, a limpeza das vias públicas e a própria conservação delas, como estado das ruas e etc. Claro que e preciso a divulgação,mas precisamos também fazer a nossa parte de cidadão, como varrer a sua frente de comércio e até mesmo a rua a limpeza e extremamente essencial.

francisco mattos: Presado Sr Joaquim, não sou deste ou daquele partido,para ser sincero sou antipolítico, tbém não sou amigo da Senhora Angelita, nem inimigo, então gostaria de dizer que ela vem fazendo um exelente trabalho em prol do turismo de nossa região, tive a oportunidade de ver e ler uma reportagem em uma Revista de Curitiba PR TOP VIEW, mês de junho uma reportagem enorme, e sei de fonte segura que esta reportagem não teve custo algum e está divulgando muito bem nossa região e nossa cidade! esqueçamos as encrencas políticas, vamos ajudar a divulgar nossa terra, ou deixemos quem tão bem faz,porque fazermos tantas criticas destrutivas,vejamos também e divulguemos o quem vem sendo feito de bom. e sobre as estradas, lembremos as chuvas que deu semanas atrás, com certeza que não deixaram estradas em condições, com certeza que o tempo estando bom serão providencido suas restaurações. Sr Joaquim juro que não torço pra Pedro nem pra Paulo, apenas pelo engrandescimento desta linda terra.

Indignado: Estou muito indignado com os governantes de nossa cidade, principalmente com a SDR de São Joaquim e o DEINFRA local. Olhem bem, prestem atenção, onde estão as máquinas que fazem a manutenção da estrada que liga São Joaquim ao São João do Pelotas??? pois é... eu também não sei, A ESTRADA ESTÁ INTRANSITÁVEL, aquele trecho entre a estação de esgoto até emendar no na terra planagem so de CARRO DE BOI pra passar é so ponta de pedra, mas enquanto isso os comandantes da SDR so andam na cidade ou vão em em algum lugar do interior so por interesse "tipo época de eleição" quem sabe agora eles vão da uma olhada na estrada ta perto da eleição. Por favor vamos dar um pouco de atenção pra esta estrada afinal vocês so tem essa aqui no nosso municipio pra manter, façam alguma coisa pelo povo daquela região. Vamos agir afinal a eleição ta chegando e depois não adinta virem reclamar. Chega de conversa vamos AGIR um pouco.

Betina: Pessoal, entrem no site http://g1.globo.com/jornal-hoje/ e, em INTERATIVIDADE, votem na Serra Catarinense como DESTINO PARA SE CONHECER NA SEMANA QUE VEM! Colaborem, pois estamos perdendo para o Rio Grande do Norte!

Angelita Goulart Camargo Góss: Olá Joaquim, as recompensas e usufrutos à que você se refere foram conquistados com a participação e CORTESIA DO TRADE TURÍSTICO E GASTRONÔMICO DE SÃO jOAQUIM, BOM JARDIM DA SERRA E SETOR PRODUTIVO DE VINHOS que patrocinaram seus serviços e produtos, tornando possível a visita e divulgação de nossa gastronomia e de nossos vinhos, destacando os produtos locais como o frescal, a maçã, a gila, a rosca de coalhada e os vinhos, além de uma estadia calorosa e receptiva, típica do povo joaquinense). A reportagem sairá na edição de agosto ( AINDA NÃO É POSSÍVEL LÊ-LA, POIS NÃO FOI EDITADA) de forma gratuita, divulgando para todo o Brasil, numa revista ESPECÍFICA de gastronomia, com a maior tiragem nacional (85.000 exemplares ) a deliciosa comida da serra.Conquistamos um espaço para VALORIZAR e INCENTIVAR o EMPREENDEDORISMO no setor de alimentos, inclusive com entrevista ao vivo na nossa querida rádio local, que SEMPRE participa para a divulgação das bons fatos que acontecem em nossa terra. Lembro que a reportagem na revista GULA foi um espaço conquistado com seriedade e comprometimento para divulgar São Joaquim e região com O APOIO dos empresários locais, SANTUR e SDR/Gerência de Turismo.Lamento muito que você tenha essa visão distorcida dos fatos. Leia a reportagem quando for públicada, conheça um pouco mais sobre as maravilhas de nossa gastronomia e nos ajude a divulgá-la de forma GRATUITA para todo o país.Obs: A equipe gostou tanto que pretende voltar em outra oportunidade para divulgar a goiaba serrana, o queijo serrano, a flor da goiaba como ingrediente na produção de pratos, bem como os municípios de Urubici, Urupema, Rio Rufino e Bom Retiro . Se houver mais algum comentário estarei a disposição para esclarecer, divulgar, e tornar possível todo tipo de ação que divulguem esta terra que eu amo de coração !

» Deixe seu Recado




Enquete

Você é a favor da Anistia de Impostos em São Joaquim ?

View Results

Loading ... Loading ...