|

SDR São Joaquim implanta projeto Odara – Fortalecimento Educacional de Negros do Ensino Médio

odara_São Joaquim (21/05/2009) – Inicia na próxima segunda-feira (25), na Escola de Educação Básica Manoel Cruz, em São Joaquim, o Projeto Inovador de Fortalecimento Educacional de Negros e Negras no Ensino Médio – Odara, cujo objetivo principal é possibilitar aos estudantes participantes o ingresso no ensino superior, reforçando a formação no ensino médio. A Secretaria de Desenvolvimento Regional em São Joaquim está entre as cinco contempladas com o Projeto em todo o Estado, com a participação de 30 alunos, sendo 15 da EEB Manoel Cruz e 15 da EBB São José.

Fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Educação, o Odara oferece aos jovens de 1°, 2° e 3° anos do nível médio, pelo período de dez meses, a oportunidade de participar de aulas de reforço nas disciplinas tradicionais como preparação para o Vestibular (em período oposto ao horário de suas aulas) e promove atividades que vão desde palestras até apresentações culturais envolvendo estudantes das demais etnias. Concede ainda uma ajuda de custo mensal de R$ 60,00, per capta, pelo período de um ano, renovável por mais dois anos, para todos os participantes, que devem ser de etnia negra, de baixa renda e apresentar bom rendimento escolar.

O reforço acontecerá nas disciplinas de inglês, português, matemática, história, geografia, biologia, física e química, nas segundas e quartas-feiras, das 13 às 17 horas, na Escola Manoel Cruz. As aulas reforçam também a Lei 10.639, sancionada em fevereiro de 2003, que institui o ensino de história da África e Cultura Afro-brasileira, em todas as unidades escolares de educação básica. Para efetuar o atendimento, os professores e monitores participam de um curso de formação promovido pela Secretaria de Estado da Educação/GERED.

O Projeto também promoverá oficinas de artes, alimentos, artesanato, prevenção ao uso de drogas e sexualidade, abertas à participação de toda comunidade escolar. Os estudantes recebem material didático e participam de cursos sobre a história e cultura africanas, mostras de vídeo e cinema, além de viagens de estudos. “O objetivo é trabalhar o fortalecimento pedagógico e cultural da comunidade escolar para diminuir a discriminação, o racismo e o preconceito, mudando o perfil da escola e tornando-a multicultural”, destacou a gerente de Educação da SDR São Joaquim, Rita de Cássia Jesus. Para a gerente, o Odara também ajuda o aluno a terminar o ensino médio, evitando a evasão escolar já na 8ª série.

­­————————————————–
Nina Velho
Assessoria de Comunicação

Leia Também:

  1. Escolas recebem uniformes esportivos da SDR de São Joaquim
  2. Colégio São José terá investimento de 2,3 milhões para construção de moderna sede em São Joaquim
  3. 1ª Corrida de Rua da SDR São Joaquim contou com 300 participantes
  4. Professores da SDR São Joaquim participam de curso sobre educação ambiental
  5. Senadora Ideli tem pressa para votar projeto de cotas em universidades

Deixe um Comentário

Arquivo

Publicidade

- - - - - - - - - - -

Mural de Recados

Previous Next
Últimos Recados 8, 16:36 pm

Edu: Fiquei "pasmo" ao ler o comentário do colega e amigo Umberto Mariot. Esse tipo que usou seu nome deveria ser punido. O São Joaquim ONLINE sabe quem o fez,por favor,vamos tomar alguma providência.

cidadão: É idoso sendo assalto em plena luz do dia, é baderna após o desfile da independência, é arrombamento de casas, é... A coisa tá piorando cada vez mais, culpa de nossas"LEIS" que transformam os marginais em "coitadinhos". Não é culpa dos policiais, mas essa "lei" que precisa ser revista e ferrar essa vagabundagem que não trabalha e que vive folgada.

Rafael: Agora consigo fazer o acesso..

Rafael: Não consigo acessar a reportagem da tropa de elite!

Visão: E a nossa rádio comunitária, o que aconteceu? Ainda ninguém falou nada a respeito da sua reestruturação. O que tenho ouvido são comentários.

rose: TENHO UM HOME TITHER NOVINHO, QUERO NEGOCIAR URGENTEPOR UM NOTBOOK OU NETBOOK.Também aceito propostas de compra. fone: 91356783

Luciana: e as fotos da SPRING PARTY ?

» Deixe seu Recado




Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes