Crianças aproveitam feriado participando de limpeza de mangue em Natal

Crianças participam de ação de limpeza de mangues em Natal — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi

O dia das crianças de alguns pequenos natalenses foi uma lição de vida e de cuidado com o meio ambiente. Os meninos que são só alegria em meio à natureza estavam na Gamboa do Jaguaribe – uma área de proteção ambiental da Redinha, na Zona Norte de Natal, para ajudar a limpar o mangue.

Não demorou para que a sacolinha carrada pelo Acauã, de 5 anos, ficasse cheia. “Encontrei tênis aqui, até um brinquedo. Não pode jogar lixo na rua”, disse.

Pedro, de 8 anos, reforçou o alerta do colega e contou que participou da atividade porque quer preservar o meio ambiente.

“Eu vim porque gosto muito da natureza, e acho que a gente tem que cuidar dela. Por isso que vim. Já encontrei muito lixo. Se a gente limpar pelo menos metade disso vai ser bom”, relatou.

A ação de limpeza no mangue foi uma iniciativa da ONG Gamboa do Jaguaribe, que desenvolve atividades de preservação de culturas indígenas e do meio ambiente – algo que os adultos que atenderam ao convite da organização fazem questão de ensinar às crianças.

É caso da jornalista Larissa Paraguassu, que levou o sobrinho, Amós, de 6 anos, para participar.

“Eu acompanho a ONG nas redes sociais, e vim participar dessa ação tão importante. Trouxe meu sobrinho porque tudo isso aqui vai ficar para ele e as outras crianças. Então é importante ensinar para ele a importância de cuidar disso”, contou.

De acordo com Reginaldo Lobo, membro da ONG, o trabalho é pequeno diante do problema, mas é importante para conscientizar a população da capital a não jogar lixo ou no rio, porque os materiais acabam chegando ao mangue, e colocando todo o ecossistema em risco.

“No ano passado, a gente coletou cerca de uma tonelada de lixo. Vamos passar metade do dia aqui. É pouco, mas serve para conscientizar as pessoas. Até porque a gente leva esse lixo para a Redinha, onde a Urbana vai recolher. E antes que recolham a gente explica de onde vem para que as pessoas se toquem”, disse.

Com informações G1

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.