Vinho envelhecido no espaço: após um ano, 12 garrafas retornam à Terra

Pesquisador abre um cilindro de metal contendo uma das garrafas de vinho enviadas ao espaço.

Doze garrafas de vinho Bordeaux francês que ficaram um ano em órbita na Estação Espacial Internacional (ISS) estão de volta à Terra. Elas retornaram ao planeta a bordo da Dragon CRS-21, que deixou a estação nesta segunda-feira (11) e pousou no Golfo do México.

As garrafas foram enviadas a bordo de uma espaçonave de carga da Northrop Grumman em novembro de 2019, sob contrato da Space Cargo Unlimited. A empresa quer estudar como um ambiente de gravidade zero afeta as bolhas de ar e sedimentação na garrafa, e se isso tem algum impacto no sabor do vinho.

Um mês depois, a SpaceX enviou 320 mudas de videiras Merlot e Cabernet Sauvignon, também sob contrato com a Space Cargo Unlimited. Neste caso, o objetivo é determinar se o “stress” da viagem e da estadia em microgravidade pode resultar em plantas mais resistentes para cultivo aqui na Terra.

Segundo Nicolas Gaume, CEO da empresa, “nosso objetivo é encontrar uma solução para como poderemos ter amanhã uma agricultura que é tanto orgânica quanto saudável e capaz de alimentar a humanidade, e acreditamos que o espaço tem a chave para isso”, disse.

Infelizmente, para os astronautas, todas as garrafas de vinho ficaram fechadas enquanto estavam em órbita. E elas permanecerão assim até fevereiro, quando a Space Cargo Unlimited irá abrir “uma ou duas” para uma sessão de degustação exclusiva com a participação dos maiores enólogos da França.

As cápsulas Dragon, da SpaceX, são as únicas capazes de trazer à Terra experimentos e equipamento da Estação Espacial Internacional. Imagem: SpaceX

As cápsulas Dragon da SpaceX são as únicas capazes de retornar equipamentos, amostras e resultados de experimentos da Estação Espacial para a Terra, já usam para-quedas para desacelerar durante a reentrada na atmosfera e fazer um pouso suave no oceano. Para sobreviver à viagem, cada garrafa de vinho foi acondicionada em um recipiente especial de metal.

Cápsulas de outras empresas, como a Cygnus da Northrop Grumman, são carregadas com lixo gerado a bordo da estação e fazem uma reentrada descontrolada, se incinerando ao atravessar nossa atmosfera.

Fonte: Olhar Digital

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.